Acompanhamento de ações do PAIC marca visitas técnicas do TCE-RO ao interior do Estado
Esses são alguns dos temas abordados durante o ciclo de visitas técnicas realizados nesta semana pelo Tribunal de Contas a municípios do interior do Estado
Acompanhar ações desenvolvidas pelo Tribunal de Contas (TCE-RO) quanto ao eixo estratégico da educação, em especial o Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC), bem como tratar de outros assuntos de interesse dos órgãos fiscalizados.
Esses são alguns dos temas abordados durante o ciclo de visitas técnicas realizados nesta semana pelo Tribunal de Contas a municípios do interior do Estado.
A ação é promovida pelo Gabinete do Conselheiro-Substituto Omar Pires Dias, tendo a equipe sido coordenada pelo próprio conselheiro-substituto e integrada pelos servidores Otávio Augusto de Lima Bogado, Gilmar Alves dos Santos e Luís Fernando Soares de Araújo.
A atividade iniciou-se nesta segunda-feira (6/11), estendendo-se até quinta-feira (9/11), e contempla os municípios que estão sob a relatoria do conselheiro-substituto Omar Dias, como Pimenteiras do Oeste, Parecis e Primavera de Rondônia.
ORIENTAÇÕES
Durante as atividades, realizadas em dois períodos – manhã e tarde –, a equipe do TCE, além de poder conhecer e vivenciar um pouco da realidade dos entes fiscalizados, busca também fomentar a atuação pedagógica marcante dos órgãos de controle externo, em especial do TCE rondoniense, ao oportunizar a orientação franca e direta aos gestores e servidores dos municípios visitados.
Dentro dessa diretriz, foi realizada na parte da manhã audiência, em Pimenteiras do Oeste, com representantes da Prefeitura local, entre os quais, a prefeita Valéria Garcia. Já à tarde, encontro com vereadores na Câmara Municipal.
Em relação especificamente à educação, a equipe do Tribunal pôde, além de abordar o Programa PAIC com os gestores, ainda fazer uma visita técnica à Escola Paulo Freire, que passa por processo de reforma.
Ao final, o conselheiro-substituto Omar Pires Dias destacou os efeitos benéficos da ação, notadamente quanto à função educativa, sendo importante meio de orientação ao jurisdicionado. Nesse quesito, também colocou seu gabinete à disposição, para o esclarecimento de dúvidas, especialmente em face de processos de prestações de contas e outros afetos à atuação do TCE-RO.
Hidrovia no rio Madeira debatida durante encontro entre Porto de Porto Velho e comissão federal
A infraestrutura fundamental para o estabelecimento da hidrovia envolve a sinalização do rio, regularização das dragagens, além de alternativas para diminuir o impacto ambiental
Lombada eletrônica é ativada na avenida Calama
Placas de sinalização foram colocadas e velocidade máxima no local é de 40 km por hora
TJRO mantém a permanência de candidata em concurso do Estado de Rondônia por cota racial
A autodeclaração como preta da candidata foi rejeitada pela banca examinadora do certame
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook