Agentes comunitários de saúde e de endemias são capacitados para combater focos do barbeiro no município
Segundo a secretária de saúde, Tatiane de Almeida Domingues, foram encontrados alguns focos do inseto no município, em razão disso a Semusa irá redobrar os cuidados para evitar proliferação
A Secretaria Municipal de Saúde de Jaru – Semusa, promoveu na última semana, um treinamento com agentes comunitários de saúde de endemias.
A formação que aconteceu no auditório da Associação Comercial de Industrial de Jaru - ACIJ, teve como objetivo capacitar os profissionais para o manejo e orientações sobre o Triatomíneo, popularmente conhecido como barbeiro, transmissor da Doença de Chagas.
Segundo a secretária de saúde, Tatiane de Almeida Domingues, foram encontrados alguns focos do inseto no município, em razão disso a Semusa irá redobrar os cuidados para evitar proliferação. “Nós iremos orientar, mas é indispensável que a população fique atenta, mantenha a limpeza e conservação das residências sempre em dia e se necessário realizar a dedetização, utilize telas em portas e janelas”, disse.
Tatiane destacou que essas são algumas medidas preventivas principalmente em ambientes rurais que inibem a presença do inseto nas casas.
E que caso algum morador encontre o inseto com características babeiro, deve recolher o animal deve recolher som tocar e levar até o Departamento de Epidemiologia, localizado, na Avenida Rio Branco em anexo a secretaria de saúde no setor 02. “Feito isso, nós realizaremos a análise para que possamos identificar se o inseto está ou não infectado, em casos positivos a Semusa fará o bloqueio para combater o vetor”, completou.
O treinamento contou com a participação dos técnicos do Laboratório Central de Rondônia – Lacen, José Maria Silva Nobre e a Bióloga Alda Lobato.
Covid-19: Brasil registra 9,7 mil casos e 132 mortes em 24 horas
Dados são do último balanço do Ministério da Saúde
Porto Velho é finalista em duas categorias no XI Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor
Projetos apresentados buscam impulsionar o turismo e fomentar, por meio do planejamento, o desenvolvimento de Porto Velho
A guerra da Ucrânia pode terminar em breve, mas a decretada pelos criminosos contra a sociedade brasileira, nunca terá fim!
A diferença é que a deles, um dia desses, vai terminar. Já aqui, a tendência é de que de eternize
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook