Alimentação Correta para Quem tem Gastrite

Para seguir à risca uma alimentação correta para quem tem gastrite é preciso ter força de vontade para enfrentar e tratar a doença o mais rápido possível para evitar que vire câncer

Da redação/ Foto: Divulgação
Publicada em 23 de fevereiro de 2022 às 11:00
Alimentação Correta para Quem tem Gastrite

Muitas pessoas ficam em dúvida ou desconhecem a alimentação correta para quem tem gastrite, neste artigo você encontrará a forma correta e alimentos que, de fato, não agridem o sistema digestivo e podem ser consumidos sem medo.

Para seguir à risca uma alimentação correta para quem tem gastrite é preciso ter força de vontade para enfrentar e tratar a doença o mais rápido possível para evitar que vire câncer. Saiba mais abaixo.

Entenda o que é gastrite

A gastrite é uma inflamação exatamente na mucosa do estômago sendo ela de nível aguda (quando surge de repente) ou nível crônica (quando o processo inflamatório se instala aos poucos e leva tempo para ser controlado) essa alteração pode ser provocada por diferentes fatores e  provocar dor intensa, gases, azia, enjoo e queimação.

Perda de apetite, náuseas e vômitos também são sintomas da doença, muitos chatos para quem tem gastrite, por isso precisamos ter cautela e seguir uma rotina de alimentação saudável e evitar certos alimentos que podem ser consumidos. 

Alimentos que devem ser evitados se você tiver Gastrite

Os alimentos que devem ser evitados são aqueles que tem a ação de irritar o estômago, como: 

  • Carnes processadas, carnes vermelhas;

  • Bebidas alcoólicas; 

  • Bebidas com cafeína;

  • Temperos prontos;

  • Queijos amarelos e processados; 

  • Alimentos gordurosos;

  • Açúcar;

  • Farinhas brancas.

Alimentação Correta para Quem tem Gastrite

Para manter uma alimentação saudável quando se tem gastrite é preciso seguir uma dieta rigorosa que seja leve, com pouca gordura, sem alimentos ácidos e picantes, nada que contenha corante ou seja artificial. Os alimentos permitidos na alimentação são:

  • Frutas em geral, exceto as frutas ácidas;

  • Vegetais em geral;

  • Laticínios com baixo teor de gordura;

  • Sopas específicas;

  • Grãos integrais;

  • Carnes magras;

  • Temperos naturais;

  • Café descafeinado e chás.

Dicas de Como se Alimentar em dias de Crise de Gastrite

Café da Manhã

Lanche da Manhã

Almoço/jantar

Lanche da Tarde

1ª Dia:1 fatia de bolo integral + 1 xícara de chá de camomila + omelete com duas claras

1 Dia:1 copo de iogurte de soja (ou iogurte tradicional desnatado)

1 Dia: Frango grelhado + arroz integral + purê de batata + Suco de Goiaba

1 Dia: Vitamina de banana + torrada + barrinha de cereal pequena.

2ª Dia:1 xícara de chá de camomila + 2 ovos mexidos + 1 fatia pequena de mamão

2 Dia: 1 copo de água de coco + bolacha integral

2 Dia: 1 filé pequeno de peixe grelhado ou assado + arroz + salada de legumes

2 Dia: Um sanduíche com pão integral + purê light + suco de pêssego

3ª Dia: vitamina de mamão com leite desnatado + 1 fatia de pão com queijo minas 

3 Dia: 1 maçã vermelha + 5 castanhas de caju

3 Dia: Sopa de legumes com frango + 1 banana

3 Dia: Um sanduíche com pão integral + purê light + suco de pêssego

4ª Dia1 copo de suco de couve + ½ xícara de cerejas + 2 torradas integrais

4ª Dia 1 fatia média de melão + 3 castanhas do Pará

4ª Dia 3 col de sopa de arroz integral + 2 col sopa de feijão + 2 col. sopa de abóbora picada cozida + peito de frango grelhado

4ª Dia Um sanduíche com pão integral + purê light + suco de pêssego

Alimentos que Previnem ou Tratam a Gastrite

Veja abaixo alguns alimentos e uma receita muito boa para quem tem gastrite.

Couve manteiga

A couve é considerada um dos melhores alimentos para tratar a gastrite, pois possui ação cicatrizante e atua na regeneração da mucosa estomacal. 

Pesquisas revelam também que a couve manteiga contém carotenóides e flavonóides que combatem as inflamações e previnem o câncer.

A maneira correta de consumir a couve para aliviar os sintomas da gastrite é na forma de sucos preparados somente com água ou água de coco. 

Então, o ideal é que você dê preferência à couve orgânica, assim você impede que o seu fígado e os demais órgãos do sistema digestivo fiquem sobrecarregados com resíduos químicos.

Faça o suco da couve e tome em jejum de manhã, dessa forma vai  garantir uma alta absorção de nutrientes já que o seu estômago estará vazio, após 30 minutos tome normalmente seu café da manhã.

Espinheira santa

O chá da planta espinheira santa tem propriedades de ação anti-inflamatórias que tem a finalidade ajudar a cicatrizar a mucosa do estômago. A planta medicinal espinheira santa também atua no combate à bactéria H.pylori e diminui a secreção de ácido gástrico, dessa forma, sendo eficaz no combate da gastrite.

Para prevenir ou para curar a gastrite, tome uma xícara de chá de espinheira santa 30 minutos antes das principais refeições, Como o café da manhã, almoço e jantar.

Receita de Almôndegas de berinjela

Ingredientes:

  • 1 berinjela de tamanho  grande;

  • ½ xícara de queijo light ralado;

  • ½ xícara de farinha de trigo integral (amido de milho);

  • 1 clara de ovo;

  • 1 colher rasa de (sopa) de alho em pó;

  • 3 tomates (molho);

  • 1 dente de alho (molho);

  • 2 colheres de sopa purê de tomate (molho);

  • Sal a gosto.

Modo de Preparo:

  1. Primeiramente lave as berinjelas e corte todas em lâminas. Em seguida, coloque-as em uma tigela com sal grosso e deixe descansar por 30 minutos para remover o sabor amargo. Após os 30 minutos, enxágue bastante para remover o sal. Coloque todas as berinjelas em guardanapos de papel para secá-las bem.

  2. Em uma frigideira com óleo de girassol ou azeite, como preferir, doure as fatias de berinjela por 1 minuto de cada lado, com cuidado para não queimar. Em seguida, misture com as mãos mesmo as berinjelas com sal a gosto, alho em pó e farinha integral até obter uma mistura homogênea. Depois, adicione a clara de ovo e mexa com uma espátula até integrar.

  3. Forme bolas de tamanho médio. Passe as bolas de berinjela na farinha integral, enfarinhe bem. Em seguida, adicione em uma panela uma colher de óleo de girassol para dourar as almôndegas. Quando dourarem por todos os lados, retire-as da panela e reserve-as.

  4. Para preparar o molho, adicione um dente de alho picado, o tomate pelado e picado, um pouco de sal e cozinhe por um tempo. Finalizando, adicione as almôndegas ao molho e coloque fatias de queijo light por cima. Prontinho, sirva-se!

Dica: Quando você for preparar os alimentos da dieta para gastrite, adicione o mínimo possível de sal e óleo, ainda que seja azeite ou outro óleo “saudável”.

Dica retirada do Blog de Receitas Naoca

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
NetBet

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook