Alunos do Colégio Tiradentes são destaque na Olimpíada Nacional de Ciências

O evento aconteceu na amanhã de sexta-feira,25, na quadra do CTPM-I

Polícia Militar de Rondônia
Publicada em 25 de junho de 2021 às 17:31
Alunos do Colégio Tiradentes são destaque na Olimpíada Nacional de Ciências

Os alunos do Colégio Tiradentes da Polícia Militar (CTPM- I) participaram de uma solenidade para entrega de medalhas e Menção Honrosa aos alunos destaques e que apresentaram resultados exitosos na Olimpíada Nacional de Ciências (ONC), que é um dos principais eventos científicos do Brasil. O evento aconteceu na amanhã de sexta-feira,25, na quadra do CTPM-I.

Participaram da solenidade o comandante-geral da Polícia Militar de Rondônia (PMRO), coronel PM Alexandre Luís de Freitas Almeida; o subcomandante-geral da PM, coronel PM Plínio Sérgio Cavalcanti; o chefe de Estado Maior, coronel PM Vanderley da Costa; o diretor geral do CTPM-I, capitão PM Luiz Gilson; o coordenador de Educação, major PM Sérgio Ricardo S. Almeida; a vice-diretora pedagógica do CTPM-I, Maria de Fátima Silva de Souza Ribeiro e a coordenadora de Ensino da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Ana Cristina.

WhatsApp Image 2021-06-25 at 13.22.29

A ONC é a maior Olimpíada de Ciências do Brasil e a 3º da América Latina, e contempla estudantes de escolas públicas e particulares no País. A coordenadora regional de Ensino de Porto Velho, Ana Cristina, parabenizou os alunos que se destacaram na Olimpíada Nacional de Ciências e incentivou eles a continuarem participando. “Vocês destacaram-se e representam todo o Estado. A ONC é um grande evento, continuem participando das Olímpiadas.”

A Olimpíada é dividida em duas fases e por conta da pandemia foram realizadas exclusivamente em formato digital. As provas envolveram questões de astronomia, biologia, física, história e química, com conteúdos referentes a série anterior aquela que ele está cursando.

Os alunos que acertam pelo menos 50% das questões da 2ª fase fazem jus a Menção Honrosa. Na solenidade foi realizada a entrega da Menção Honrosa e a coordenadora da ONC do CTPM-I, professora Dulce, falou sobre o empenho dos alunos e do corpo docente para fazer acontecer esse evento, que foi de modo virtual. “É um mérito conjunto, da equipe docente e discente. Eu fiz da ciência a minha vida e da educação o meu legado. Parabenizo o empenho de todos e participação”.

Os alunos agraciados com medalhas de ouro, prata e bronze foram respectivamente: Laiana Neves Cordeiro Cavalcanti, Maria Eduarda Araújo Ramos, Vitor Gabriel Souza Pinheiro Paiva, Luana Godoy Fronja, Julia Carine Gomes Pereira, Anny Caroline Setubal Kunz, Maísa Launa Silva de Almeida. Os que receberam Menção Honrosa foram: Isabelle Machado de Lima, Halissa Rocha Fernandes, Lara Vivian Peres Bernado, Uiliam Henrique Maia de Andrade.

WhatsApp Image 2021-06-25 at 13.22.35

Dentre os objetivos da ONC está aproximar os alunos das instituições de ensino superior, os institutos de pesquisa e sociedades científicas das Instituições do Ensino Médio e Ensino Fundamental. O comandante-geral da PMRO, coronel PM Almeida, destacou sobre a importância da educação. “ A educação transforma vidas, e ver o empenho e dedicação dos alunos, dos professores e coordenadores torna nossa escola CTPM-I um modelo a ser seguido pelos demais colégios e os alunos estão construindo seu futuro, e galgando os caminhos rumo a vida acadêmica”, finalizou.

SOBRE A ONC

A ONC integra o programa ciência na escola e é uma realização de cinco sociedades científicas: a SBF (Sociedade Brasileira de Física), a ABQ (Associação Brasileira de Química), o Instituto Butantan, a Sociedade Astronômica Brasileira e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), ela resulta de um convite do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MTCI) às sociedades e se destina a estudantes do Ensino Médio e do 6º e 9º ano do Ensino Fundamental.

Ela faz parte do Programa Ciência na Escola (PCE) envolve um compromisso pelo aprimoramento do Ensino de Ciências na Educação por parte do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Ministério da Educação (MEC), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O Programa será gerenciado, monitorado e avaliado, com resultados disponibilizados em portal construído pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).

A Olimpíada é dividida em duas fases e por conta da pandemia foram realizadas exclusivamente em formato digital. As provas envolveram questões de astronomia, biologia, física, história e química, com conteúdos referentes a série anterior aquela que ele está cursando. Os alunos que acertam pelo menos 50% das questões da 2ª fase fazem jus a Menção Honrosa.

Objetivos da ONC

  1. Despertar e estimular o interesse pelo estudo das Ciências Naturais
  2. Aproximar as instituições de ensino superior, os institutos de pesquisa e sociedades científicas das Instituições do Ensino Médio e Ensino Fundamental.
  3. Identificar estudantes talentosos e incentivar seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas, nas universidades e nos setores produtivos.
  4. Proporcionar desafios aos estudantes visando o aprimoramento de suas formações
  5. Contribuir para a melhoria da qualidade da Educação Básica e promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.

Veja mais imagens na galeria: https://pm.ro.gov.br/index.php/institucional/galerias/10016-entrega-de-medalhas-ctpm-i-25-de-junho-de-2021.html

Fonte: DCOMS

Texto: Renata Pimentel - SD PM Renata

Fotos: SD PM Alfredo

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
NetBet

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook