Alunos do Programa Talentos do Futuro ganham curso profissionalizante no Senai
Escolinhas de Futsal atendem mais de 250 crianças e adolescentes
Alunos de Futsal do Programa Talentos do Futuro
Além de serem treinados na iniciação esportiva, os alunos do Programa Talentos do Futuro, da Prefeitura de Porto Velho, matriculados nas Escolinhas de Futsal, também recebem atendimentos com psicólogos e assistentes sociais, entre outros. Eles ainda são encaminhados para cursos profissionalizantes, através de parceria do Município com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).
Os cursos ofertados pelo Senai são para estudantes do 9º ano, com idades a partir de 14 anos. Eles podem optar entre mecânica, eletrificação, panificação ou construção em alvenaria.
Cada criança ou adolescente matriculado na Escolinha de Futsal, por exemplo, também recebe um kit pessoal composto de short, camiseta e meião para treinar. Outros materiais como bolas, redes e cones também são de primeira qualidade. Após os treinos é servido um lanche reforçado para os futuros atletas.
Idealizado, coordenado e executado pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Semes), o projeto atende crianças e jovens de 6 aos 16 anos nas quadras esportivas dos bairros Três Marias, Esperança da Comunidade, Nacional e também no Ginásio de Esportes Eduardo Lima e Silva (Dudu).
Professora de Educação Física, Juliana de Oliveira
Somente no Ginásio Dudu funcionam oito turmas, sendo quatro pela manhã e outras quatro à tarde, totalizando 140 alunos. “Para esse pólo não temos mais vagas”, explica o coordenador do programa, Erasmo Mesquita. Ele acrescenta que no total, são 271 alunos matriculados nas Escolinhas de Futsal, sendo que ainda existem vagas nos demais pólos.
LOCAL DE MATRÍCULA
Para se matricular, a criança ou adolescente deve comparecer à sede da Semes acompanhada do pai ou responsável, no horário das 8h às 14h. Ele deve estar cadastrado em programas sociais do Governo Federal e apresentar Carteira de Identidade (RG) ou certidão de nascimento, cartão do SUS, uma foto 3x4 atualizada e declaração da escola onde estuda o ensino regular. Pais ou responsáveis também devem apresentar os documentos pessoais.
A Semes fica localizada na avenida Carlos Gomes, nº 2776, bairro São Cristóvão, esquina da rua Elias Gorayeb. “Lembrando que o projeto atende somente crianças que estão matriculadas em escolas públicas”, acrescenta Mesquita. Contatos: (69) 98473-6054 (WhatsApp) e/ou (69) 98471-9511 (WhatsApp).
TRABALHO DE BASE
Programa proporciona a iniciação esportiva aos alunos
A professora de Educação Física Juliana de Oliveira, que dá aula de Futsal no Ginásio Dudu, explica que o objetivo do Talentos do Futuro é proporcionar a iniciação esportiva aos alunos e democratizar a prática do esporte para o público que não tem como pagar uma escolinha particular.
“Meu trabalho com os alunos é de iniciação, de base, desde os fundamentos básicos da modalidade até a questão da convivência, a parte social e o coletivo com os alunos”, explica Juliana. O mais interessante, segundo ela, é toda estrutura social que a Prefeitura proporciona, com atendimento psicológico, de assistentes sociais e até mesmo a qualificação profissional.
“O esporte desenvolve o convívio social, a disciplina, a entenderem e obedecerem as regras do jogo e a questão ética, pois eles precisam respeitar o espaço dos colegas. O esporte em si desenvolve muitas características sociais que são importantes para o dia a dia das crianças e jovens”, finalizou a professora.
OUTRAS MODALIDADES
O Programa Talentos do Futuro ainda oferece aulas de iniciação esportiva de basquete, vôlei, handebol, xadrez, ginástica rítmica, capoeira, natação e judô.
FUTSAL - Alunos do Programa Talentos do Futuro
Texto: Augusto Soares
Foto: Saul Ribeiro
Bairro Ronaldo Aragão tem 100% das ruas regularizadas asfaltadas pela Prefeitura
Recursos e execução são do Município
TED inicia discussão acerca de alteração do Regimento Interno
As alterações incluem adequações ao texto em consonância ao Estatuto da OAB e ao Código de Ética e Disciplina
OAB e INSS se reúnem para tratar assuntos de interesse da advocacia previdenciária
O gerente do INSS, Saulo Macedo, ouviu todos os apontamentos da OAB e colocou-se à disposição da Seccional para contribuir com os serviços prestados pela advocacia no estado
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook