Alunos vivenciam história e cultura de Rondônia por meio do projeto 'Educação Patrimonial'
O objetivo é proporcionar aos estudantes uma imersão no patrimônio material e imaterial de Rondônia, estimulando a produção artística e conhecimento de locais culturais
O projeto conta com atividades alinhadas às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular para o ensino médio e fundamental
Com o objetivo de proporcionar aos estudantes da Rede Estadual de Ensino uma imersão no patrimônio material e imaterial do estado, estimulando a produção artística e o conhecimento das edificações e locais de referência cultural, o governo de Rondônia está realizando o projeto “Educação Patrimonial – Patrimônio em Movimento”. O projeto teve início em março de 2024, com o Webinarte de Formação para Professores, e começou sua fase prática no início de agosto, no Forte Príncipe da Beira, em Costa Marques. Durante essa etapa, os alunos do Colégio Tiradentes de Polícia Militar (CTPM-X) de Guajará-Mirim visitaram o Real Forte Príncipe da Beira, as comunidades tradicionais da região e a Reserva Extrativista (Resex) Rio Cautário.
De iniciativa da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), através da Gerência de Arte e Cultura Escolar, o projeto conta com atividades alinhadas às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o ensino médio e fundamental.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a iniciativa visa enriquecer o processo educativo dos alunos, proporcionando experiências práticas que ampliem os conhecimentos sobre a história e cultura local, contribuindo assim, para a valorização e preservação do patrimônio. “Nesse sentido, o governo tem investido em projetos que fortaleçam a preservação do patrimônio natural, promovendo ações que fomentam a educação ambiental”, ressaltou.
A secretária da Seduc, Ana Pacini destacou que, a abordagem interdisciplinar e transdisciplinar promove a colaboração entre professores, enriquecendo a compreensão dos estudantes sobre o patrimônio. “A proposta visa ultrapassar as barreiras dos componentes curriculares, promovendo uma educação integrada e alinhada às demandas contemporâneas.”
EXPERIÊNCIAS
Alunos relataram as vivências significativas durante o projeto
Os alunos relataram as vivências durante o projeto. O estudante Daniel Rodrigues falou da experiência incrível que toda a turma levará para a vida. “Conhecemos a história de vida das pessoas que moram lá, como o sr. Carlos, que mostrou seu trabalho e os desafios que enfrentou. A recepção foi excelente também.”
O aluno Thalisson Ribeiro também relatou: “tivemos uma experiência que não pode ser obtida por filmes e livros, mas sim, por pessoas que vivem aquilo. Conhecemos suas histórias de vida, que nos marcaram muito.”
Segundo o professor Beto Reis, formado em História e mestre em História da Amazônia: As aulas de campo buscam uma educação que vão além das fronteiras disciplinares, integrando conhecimentos, promovendo o desenvolvimento de competências e habilidades, e preparando os estudantes para enfrentarem desafios complexos da sociedade contemporânea de maneira crítica, ética e participativa.
PRÓXIMOS ROTEIROS
De acordo com a gerente de arte e cultura escolar da Seduc, Sabrynne Sena, o projeto continua a percorrer o estado neste segundo semestre de 2024, oferecendo a alunos de outras escolas da rede estadual, a oportunidade de vivenciar e valorizar o patrimônio cultural e natural de Rondônia. O próximo roteiro está marcado para ocorrer de 28 a 30 de agosto, quando 74 alunos de uma escola de Machadinho do Oeste virão a Porto Velho.
Os roteiros, que são chamados de “Patrimônio em Movimento”, envolvem guias educativos e contam com a participação de estudantes do ensino fundamental e médio. Em média, cerca de 40 a 70 alunos participam de cada roteiro.
ROTEIROS REALIZADOS
2 a 5 de agosto | CTPM X – Guajará-Mirim a Costa Marques |
5 a 8 de agosto | EEEFM Artur da Costa e Silva – Alto Alegre dos Parecis a Porto Velho |
12 a 15 de agosto | EEEFM Maria Goretti – Nova União a Porto Velho |
Corpo de Bombeiros Militar intensifica ações da Operação Verde Rondônia no combate aos incêndios no estado
O trabalho tem sido intensificado com ações da Operação Verde Rondônia que iniciou suas atividades em 06 de junho de 2024
Por unanimidade, STF mantém decisão de Dino que suspendeu emendas
Foi validada também a suspensão das chamadas "emendas Pix"
PEC que limita decisões do Supremo começa a tramitar na Câmara
Depois de passar pela CCJ, proposta será analisada em plenário
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook