Ampliação do patrulhamento na área rural e melhorias nas condições de trabalho foram destaques durante passagem de comando do 1ºBPM

As melhorias nas condições de trabalho, reestruturação do Batalhão, reaparelhamento da tropa também foram destacados durante a solenidade de troca de comando

Polícia Militar de Rondônia
Publicada em 14 de janeiro de 2022 às 14:17
Ampliação do patrulhamento na área rural e melhorias nas condições de trabalho foram destaques durante passagem de comando do 1ºBPM

Com 39 anos de existência o 1º Batalhão de Polícia Militar (1ºBPM) realizou a solenidade de troca de comando, na manhã de sexta-feira, 14. As ações de expansão da atividade operacional na área de cobertura do Batalhão em localidades distantes da Capital foram elencadas, assim como os avanços nas condições de trabalho e valorização da tropa policial militar.

A Polícia Militar de Rondônia (PMRO) empregou mais efetivo policial através do 1ºBPM nas áreas rurais como: Vila Nova Aliança, Linha 28, Agrovila Rio Verde, Cujubinzinho, Gleba Rio Preto e demais comunidades, um maior efetivo policial empregado com patrulhamento e ações integradas de policiamento para reduzir a mancha criminal.

WhatsApp Image 2022-01-14 at 12.17.15 16

O comandante substituído, major PM Adenilson Silva Chaves, que ficou aproximadamente um (01) ano e meio a frente do 1ºBPM, relatou sobre o reconhecimento da comunidade dessas localidades. “Ter moradores vindo agradecer a tranquilidade que volta a reinar nessas regiões é extremamente gratificante, é ter a certeza que o trabalho foi bem feito”, disse o major PM Adenilson.

As melhorias nas condições de trabalho, reestruturação do Batalhão, reaparelhamento da tropa também foram destacados durante a solenidade de troca de comando.

WhatsApp Image 2022-01-14 at 12.17.45 8

Os avanços e o trabalho com parceiros foram salientados durante a solenidade que agradeceu todos que colaboraram para o andamento das atividades de maneira direta e indireta. O comandante-geral da PMRO, coronel PM James Alves Padilha destacou sobre a valorização profissional e o legado deixado pelo major PM Adenilson. “O seu legado é a maneira que se relacionou com sua tropa e com cada um. A materialidade daquilo que construiu e conquistou, o trabalho tem extensão para aquilo que buscou em termos de reconhecimento e melhor estrutura para a sua unidade. Foi um trabalho bem feito e soube também contatenar e arrebanhar com outros autores que contribuíram para o andamento”, falou o coronel.

O bom desempenho na atuação frente ao 1°BPM foi destacado pelo secretário de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), coronel PM José Hélio Cysneiros Pachá. “Agregar experiências e desenvolvê-las em cada desafio construirão memórias e que compõem a carreira policial militar”, finalizou o secretário.

Ao novo comandante do 1ºBPM, major PM Wilton Nascimento Amorim, foi desejado êxito para esse novo desafio. “Faz parte da carreira do oficial e através do exercício, incumbências que o policial ao longo da carreira vai se qualificando cada vez mais para novos desafios”, disse o comandante-geral.

O major PM Amorim ingressou na Corporação como aspirante oficial PM no ano de 2010, e atualmente está graduando em Segurança Pública pela Universidade NorteParaná. Já comandou o 9° Batalhão de Polícia Militar (9ºBPM) e estava como subcomandante do Centro de Ensino da PMRO.

WhatsApp Image 2022-01-14 at 12.18.38 9

Durante a solenidade de troca de comando também foram realizadas entregas de comendas e honrarias. O juiz de direito da Vepema, Sérgio William Domingues Teixeira foi congratulado com a Medalha Mérito Batalhão Rondon. Ao comandante substituído, major PM Adenilson foi entregue a bandeira insígnia da Unidade, e às esposas do major PM Adenilson e major PM Amorim agraciadas com um buquê de flores.

Participaram da solenidade o comandante-geral da Polícia Militar de Rondônia (PMRO), coronel PM James Alves Padilha; o subcomandante-geral da PMRO, coronel PM Rone Herton Dantas de Freitas; o coordenador de Atividades Sociais e respondendo pelo CRP –I, coronel PM Odinelson Gomes Braga; o diretor-geral da Polícia Civil, Antônio Carlos dos Reis; o juiz de direito Titular da Vepema, Sérgio William Domingues Teixeira; comandante de Policiamento Especializado, tenente-coronel PM Carlos Alberto Gomes de Souza Júnior; representando o diretor-geral da Politec, perito Danilo Reis, o secretário de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), coronel PM José Hélio Cysneiros Pachá, além de outras autoridades.

CURRÍCULO DO NOVO COMANDANTE, MAJOR PM AMORIM

Cursos Militares:
Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva – NPOR/ 38ºBI;
Curso de Formação de Soldados da PMES 2007/2008 PM-ES;
Curso de Adaptação de Oficiais da PMRO Cadof 2010.
Curso de Planejamento Estratégico em Gestão Pública pelo IFRO.

Cursos de Especialização:

Curso Estadual de Polícia Comunitária –PMES;
Curso de Tiro Defensivo Método Giraldi –PMES
Estágio de Patrulhamento Tático em Área de Alto Risco –PMES
Curso de Negociador Policial –PMRO
Estágio de Patrulhamento Tático Motorizado –PMRO
Curso de Mediação de Conflitos –SESDEC
56º INC Força Nacional
Curso de Força Tática – PMRO

Histórico de Medalhas:

Mérito Batalhão Rondon
Governador Jorge Teixeira
Mérito Casa Militar
Mérito De Ensino

Forte Príncipe da Beira
Dedicação Policial Militar

Funções Exercidas na PMRO:

Comandante da 1º e 2º Companhia do 1º BPM
Comandante do Pelotão de Força Tática do 1º BPM
Chefe da div. Operacional do 1º BPM
Chefe da div. Operacional do 4º BPM
Subcomandante do 1º BPM
Coordenador Adjunto da CRP-I
Comandante da Cia IND POL GDA
Comandante do 9º Batalhão de Polícia Militar
Subcomandante do Centro de Ensino da Polícia

Veja mais imagens na galeria: https://pm.ro.gov.br/index.php/institucional/galerias/10734-1bpm-tem-novo-comandante-14-01-2022.html

Fonte: DCOMS

Texto: Renata Pimentel - SD PM Renata

Imagens: CB PM Alfredo e CB PM Edixon

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook