ANEEL confirma bandeira tarifária verde para o mês de maio
Com condições de geração favoráveis, a bandeira permanece verde desde abril de 2022
A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) anuncia que a bandeira tarifária permanecerá verde no mês de maio. Com condições favoráveis para a geração de energia elétrica no País, a sinalização indica que não haverá custo adicional nas contas de energia elétrica dos consumidores, cenário que se mantém há 25 meses, desde abril de 2022.
O sistema de bandeiras tarifárias foi criado pela ANEEL em 2015 para indicar, aos consumidores, os custos da geração de energia no Brasil. Ele reflete o custo variável da produção de energia, considerando fatores como a disponibilidade de recursos hídricos, o avanço das fontes renováveis, bem como o acionamento de fontes de geração mais caras como as termelétricas.
Com as bandeiras tarifárias, o consumidor ganha um papel mais ativo na definição de sua conta de energia. Ao saber, por exemplo, que a bandeira está vermelha, o consumidor pode adaptar seu consumo para ajudar a reduzir o valor da conta. Pela regra anterior, que previa o repasse somente nos reajustes tarifários anuais, o consumidor não tinha a informação de que a energia estava cara naquele momento e, portanto, não tinha um sinal para reagir a um preço mais alto.
A ANEEL reforça a importância da conscientização e do uso responsável da energia elétrica, mesmo em períodos favoráveis. A economia de energia contribui para a preservação dos recursos naturais e para a sustentabilidade do setor elétrico como um todo.
Saiba mais no vídeo que explica o acionamento das bandeiras: https://www.youtube.com/watch?v=w1rS7_tGSvM.
Ficou com alguma dúvida? Acesse: https://www.gov.br/aneel/pt-br/assuntos/tarifas/bandeiras-tarifarias/faq-bandeiras-tarifarias.
Polícia prende criminoso que negociou armas furtadas do Exército
Ação faz parte da 2ª fase da Operação Tormentorum Venditor
STJ mantém prisão do motorista de Porsche que causou acidente em SP
Decisão de tribunal paulista é confirmada por unanimidade em Brasília
Governo de RO amplia participação para o Programa Vencer
A alteração no Decreto do programa Vencer, substitui a exigência de comprovação de vulnerabilidade social por inscrição no Cadastro Único do Governo Federal para participar dos cursos de capacitação
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook