Anemia e Leucemia são mais comuns entre crianças; entenda o porquê
Alerta é feito no Junho Laranja, mês dedicado a conscientização sobre as doenças do sangue
A campanha Junho Laranja alerta para duas importantes doenças: a leucemia e anemia. Ambas têm como causa alguma deficiência no sangue, atingindo crianças em sua maioria.
Dados da Pesquisa Nacional de Demografia e Saúde indicam que, em 2022, cerca de três milhões de crianças, de até cinco anos, tinham anemia. No caso da leucêmica, o Instituto Nacional de Câncer (Inca), aponta a doença como mais comum entre crianças e adolescentes, estimando um total de 11 mil casos por ano.
“Isso acontece porque o câncer infantil afeta as células que estão se desenvolvendo. Na leucemia, as células sanguíneas da medula óssea são atingidas, fazendo com que a doença se espalhe de forma rápida e agressiva”, explica Gisele Abud, médica e diretora Técnica da UPA 24h Zona Leste, localizada em Santos (SP).
Durante a infância, o crescimento é acelerado e por isso há uma alta demanda de ferro. "Quando essa demanda não é cumprida, os depósitos de ferro ficam baixos ou esgotados, reduzindo a quantidade de glóbulos vermelhos no sangue, causando a anemia”, completa a profissional.
Como evitar?
Há pouco o que se fazer em termos de prevenção da leucemia, mas evitar a exposição a substância cancerígenas e manter uma vida saudável pode ajudar. E apesar de diversas e graves, há chances de cura por meio dos tratamentos disponíveis.
Para anemia, especialistas recomendam uma alimentação rica em fontes de ferro. O Ministério da Saúde recomenda as seguintes orientações nutricionais:
- Carnes vermelhas;
- Aves;
- Peixes;
- Sucos de fruta com vitamina C;
- Medicamentos, sob prescrição.
Morre Aristoteles da Costa França, pai de 29 filhos
Seu falecimento ocorreu no dia 02 de junho de 2024, deixando um vazio imensurável em nossos corações
Sempog recebeu visita de arquiteto e urbanista ex-prefeito de Porto Velho
Antônio Carlos Cabral Carpintero narrou sua jornada até a Prefeitura na perspectiva do planejamento urbano
Prefeitura reforça orientação para o download e utilização do aplicativo Mihmo para serviços de saúde
Tecnologia é utilizada para realizar agendamentos de forma remota
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook