Anvisa autoriza ampliação da validade da vacina Comirnaty
Imunizante é usado na prevenção da covid-19
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu ampliar para 18 meses o prazo de validade da vacina Comirnaty, imunizante monovalente contra a covid-19, produzida pela Pfizer.
A Anvisa informou que a ampliação do prazo se aplica a todas as apresentações do produto produzidas a partir de do dia 9 de janeiro de 2023 e autorizadas para uso em crianças a partir de 6 meses de idade, adolescentes e adultos. A validade anterior era de 12 meses.
“A aprovação se baseou em novos dados de estudos de estabilidade realizados pela Pfizer. Esses estudos demonstraram que não há alteração nas especificações de qualidade da vacina durante o período adicional ao prazo anteriormente autorizado”, disse a Anvisa.
A administração dos lotes já produzidos e distribuídos no país, que estão identificados com o prazo de 12 meses, a Pfizer foi orientada pela Anvisa a solicitar uma autorização excepcional de uso.
“Nesse pedido, a Pfizer deve comprovar a adequada rastreabilidade dos lotes, de modo que os profissionais de saúde e os indivíduos que recebam a vacina possam prontamente verificar a data correta de validade, no momento da sua aplicação”, determinou a Anvisa.
A agência disse ainda que para as versões bivalentes da vacina Comirnaty, vacinas que contêm cepas específicas da variante Ômicron do vírus causador da covid-19, não houve alteração do prazo previamente aprovado.
Camisas da Banda começam a ser vendidas sábado, 14/01
Pontos de vendas vão ser na sede da BVQQ ( Avenida Joaquim Nabuco 2368, Centro), e ST Eventos (Porto Velho Shopping)
MPF e advogados acionam Supremo contra deputados em atos golpistas
Eles fizeram publicações em redes sociais durante ações no domingo
População deve manter cuidados para evitar afogamentos em balneários e clubes durante período chuvoso, alerta Corpo de Bombeiros
Cuidados precisam ser tomados durante os momentos de lazer em rios e balneários, especialmente neste período de inverno, onde as chuvas passam a ser mais constantes
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook