Aprovado Projeto de Lei do deputado Anderson Pereira que cria o Dia do Imigrante Pomerano em Rondônia
Anderson diz ser de grande valia que o estado tenha essa data em seu calendário oficial, ressalta ainda a importância desses imigrantes nas terras rondonienses
Os deputados estaduais aprovaram na sessão ordinária do dia 31 de agosto, Projeto de Lei do deputado Anderson Pereira (PROS), que institui o Dia do Imigrante Pomerano, no calendário oficial do estado de Rondônia, a ser comemorado anualmente no dia 28 de junho.
Incrustado na região Oeste de Rondônia, com 4,5 mil quilômetros quadrados, o município de Espigão do Oeste, na divisa com Mato Grosso, abriga uma população de 40 mil habitantes, dos quais, mais de quinze mil são descendentes de pomeranos. Segundo o pesquisador Jorge Kuster Jacob, a palavra Pomerânia teve origem na língua Wendes Pomerje, significando “terra junto ao mar”. Hoje, eles formam a maior colônia desse povo na Amazônia Brasileira.
A imigração dos Pomeranos ao Brasil teve início no final da década de 1850. Os imigrantes oriundos da Pomerânia tiveram de fugir de crises e perseguições sucessivas na Europa para tentar refazer sua vida no Brasil.
Os pomeranos se estabeleceram, já a partir do início da segunda metade do século XIX, principalmente nos estados brasileiros de Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Espírito Santo. Formaram também comunidades em outras regiões do país como em Minas Gerais, Rondônia e Paraná.
Anderson diz ser de grande valia que o estado tenha essa data em seu calendário oficial, ressalta ainda a importância desses imigrantes nas terras rondonienses, considerando que ajudaram na fundação do município de Espigão do Oeste.
Marcos Rogério diz que restrição a documentos sigilosos pode anular decisões da CPI
O senador por Rondônia afirmou que é preciso respeitar a Constituição Federal e ressaltou que a base do governo não admitirá nenhum “jogo” contrário às regras constitucionais
POLICIAMENTO: Chefe de Gabinete da ALE recebe visita de vereadora de Monte Negro que solicita aumento de efetivo policial
Deputado Alex Redano tem atendido os pleitos do município de Monte Negro através de emendas e indicações ao governo do Estado.
Kajuru critica apropriação do 7 de Setembro por manifestações antidemocráticas
Para o senador, essa apropriação é um "desserviço ao país, um desrespeito à nossa história"
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook