Área rural recebe vacinação contra raiva animal
"A cada campanha temos diminuído a possibilidade de ter animais sem a imunização contra a raiva na área rural”, explicou a coordenadora da UVZ, Eliana Pereira Dias Cruz
Os produtores rurais de Ji-Paraná estão recebendo a visita dos vacinadores da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ). As equipes estão percorrendo todas as propriedades dos setores Gleba G, 200, Riachuelo e Itapirema para imunizar cães e gatos contra a raiva animal. A ação faz parte da Campanha Nacional de Controle da Raiva Humana.
“Estamos fazendo um grande esforço para visitar todas as propriedades rurais até dezembro. A estratégia de passar de casa em casa foi uma ideia que surgiu em 2017 e deu muito certo. A cada campanha temos diminuído a possibilidade de ter animais sem a imunização contra a raiva na área rural”, explicou a coordenadora da UVZ, Eliana Pereira Dias Cruz.
Os Distritos de Nova Colina e Nova Londrina também receberam os vacinadores. A vacinação já foi realizada também nas aldeias indígenas com apoio da Casa de Saúde Indígena (Casai). Já foram imunizados os animais nas aldeias Igarapé, Pedro, Lourdes, Cinco Irmãos, Icolén e Iterap. A meta é que Ji-Paraná imunize aproximadamente 40 mil cães e gatos contra a raiva.
Os donos dos animais devem ficar atentos. Todos os cães e gatos com mais de dois meses de idade devem receber a dose. A vacinação é a única maneira de continuar mantendo Ji-Paraná livre da raiva, que é uma doença contagiosa e pode ser transmitida ao homem por meio do vírus. O contágio pode ser por meio da saliva e secreções de animais infectados. A vacina é gratuita.
A vacinação na área urbana, pelo cronograma do Ministério da Saúde, está prevista para ser realizada em março de 2020.
Bolsonaro vai se licenciar por três dias do cargo para cirurgia
O presidente será submetido à quarta cirurgia no abdome
Em audiência no Senado, Weintraub sugere Revalida custeado pelo aluno
Ministro da Educação diz que exame custa até R$ 10 mil por estudante
Semas realiza blitz de fiscalização em residências no Residencial Alvorada
200 residências foram vistoriadas pelas equipes da Prefeitura de Vilhena
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook