Bancários de Rondônia saem em defesa do Banco do Brasil e do povo brasileiro
Ataques contra o BB têm previsão de pena de multa e de prisão de até seis anos
Os bancários de Rondônia foram às agências do Banco do Brasil em Porto Velho e em Ji-Paraná, na manhã desta quarta-feira (27/8) para defender o Banco e o povo brasileiro. O ato, que aconteceu simultaneamente em todo o país, foi aprovado pelos delegados presentes à 27ª Conferência Nacional dos Bancários e Bancárias, encerrada no último domingo (24/8), em São Paulo.
ENTENDA
Os manifestos pedem a responsabilização dos envolvidos por fazerem um ataque coordenado ao BB, à economia brasileira, e ao sistema financeiro nacional. Em nota, divulgada no dia 22, o Banco do Brasil informou que desde o dia 19/8 foram identificadas “publicações inverídicas e maliciosas que disseminam informação em redes sociais, com o objetivo de gerar pânico e induzir a população a decisões que podem prejudicar a sua saúde financeira”, e que tomará ações judiciais após ataques nas redes sociais. Postagens com fake news sobre a existência de sanções estrangeiras e de bloqueio de ativos de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) recomendam a retirada de recursos da instituição financeira.
O Banco do Brasil é uma instituição forte e segura. Mas, se estes ataques tivessem chances de surtir efeito, poderia gerar um colapso em todo o sistema financeiro do país e todo o povo brasileiro seria prejudicado. Isso é traição! É atentar contra a soberania brasileira e contra o Sistema Financeiro Nacional, um crime passível de multa e pena de reclusão.
De acordo com advogados especializados, esses ataques podem configurar crimes contra o Estado Democrático de Direito, contra a soberania nacional e contra o Sistema Financeiro Nacional, além de representar violação de sigilo bancário e difamação. A Lei 7.492/1986, que regula e trata de crimes contra o sistema financeiro nacional, pune com multa e pena de dois a seis anos de reclusão quem divulga informações falsas ou incompletas sobre instituições financeiras.
IMPORTÂNCIA DO BB
Ivone Colombo, presidenta do Sindicato dos Bancários e Trabalhadores do Ramo Financeiro de Rondônia (SEEB-RO) explica que o Banco do Brasil é mais que uma simples instituição financeira. “O BB é um agente fundamental para os interesses da população, pois é o responsável por garantir crédito à agricultura familiar e ao agronegócio, apoiar os micros e pequenos empreendedores e, com isso, fomentar o desenvolvimento econômico do país. Essas fake news são um crime à medida que podem enfraquecer políticas de crédito a milhões de famílias e trabalhadores, ou seja, um ataque ao BB é um ataque ao país e seu povo”, enfatiza Ivone.
SEEB-RO, com informações da Contraf-CUT
Governo de RO oferece capacitação para reinserção no mercado
As inscrições para a etapa 2025 seguem abertas até o próximo domingo (31) para vagas remanescentes de 20 cursos
Municípios de RO recebem ações de fiscalização no trânsito
As ações de fiscalização aconteceram em Ariquemes, Cacoal, Cerejeiras, Jaru, Rolim de Moura e Porto Velho
PM apreende arma furtada e prende suspeito em Ariquemes
Diante dos fatos, o suspeito recebeu voz de prisão e foi apresentado junto com a arma e as munições à autoridade policial




Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook