Batalhão de Fronteira completa quatro anos de instalação e de combate a crimes fronteiriços

Governo reforça que as atividades do Batalhão fazem parte de um conjunto de ações articuladas para tornar o Estado cada vez mais seguro

Texto: Gerlen Oliveira Fotos: Cabo PM Jordan Secom - Governo de Rondônia
Publicada em 25 de novembro de 2023 às 12:53
Batalhão de Fronteira completa quatro anos de instalação e de combate a crimes fronteiriços

Batalhão conta com policiais treinados e preparados que atuam na fronteira

O Batalhão de Polícia de Fronteira e Divisas (BPFron), completa 4 anos de instalação em Rondônia, desempenhando atuação direta no combate aos crimes fronteiriços e o fortalecimento das  medidas preventivas e repressivas nas fronteiras do Estado. O Governo de Rondônia reforça que as atividades do Batalhão fazem parte de um conjunto de ações articuladas para tornar o Estado cada vez mais seguro.

São 1.342 quilômetros de fronteira molhada em todo Estado de Rondônia, e desde sua criação, as apreensões realizadas pelo BPFron ultrapassam a marca de noventa e dois milhões de reais, decorrentes do combate ao tráfico de drogas, roubo de veículos, contrabando e descaminho.

O Batalhão conta com policiais treinados e preparados que atuam diretamente na fronteira, além disso, em julho de 2023, o Governo de Rondônia inaugurou a primeira Base Operacional de Fronteira, em Nova Mamoré, e mais outras duas bases serão instaladas em 2024 no Estado.

O governador do Estado, Marcos Rocha, destaca o comprometimento e determinação de cada policial que atua no BPFron, “O Batalhão de Fronteira desempenha um papel crucial na proteção da sociedade, atuando firme contra uma variedade de ameaças, como contrabando e tráfico de drogas. Reconhecemos a importância dessa missão e agradecemos  pelo serviço e dedicação do Batalhão de Polícia de Fronteira, desejando sucesso contínuo nas ações, consideradas vitais para a segurança pública”, afirmou.

BPFron completa quatro anos de instalação no Estado

O titular da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), Felipe Vital, destacou a importância do BPFron para a sociedade “Ao impedir que drogas e armas ultrapassem as fronteiras, o Batalhão contribui para a segurança e redução dos índices de criminalidade em todo o Brasil. Controlar essas atividades ilícitas é crucial para manter a ordem e proteger não só a sociedade rondoniense, mas todo país”, pontuou.

ATUAÇÕES

Somente nos 10 primeiros meses de 2023, foram 879 atendimentos realizados; 28 armas apreendidas; 32 veículos recuperados; 636 abordagens; 111 prisões, das quais, 15 por tráfico de drogas, com apreensão de mais de 250 quilos de entorpecentes; além de 26 foragidos recapturados.

Os dados apresentados revelam a produtividade do BPFron, que atua em uma fronteira divisória com a Bolívia, e também é o resultado do apoio do Governo do Estado, fortalecendo o combate ao crime.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
NetBet

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook

Com onda de calor, veja dicas para economizar na conta de luz

Com onda de calor, veja dicas para economizar na conta de luz

O calor é comum nesta época do ano, mas tem sido intensificado pelo fenômeno El Niño, que é caracterizado pelo aquecimento anormal das águas do Oceano Pacífico Equatorial e altera o regime de chuva e temperatura em grande parte do Globo, inclusive no Brasil