Beira cruza fronteiras no Festival de Clermont-Ferrand
Produção realizada em Porto Velho representa o cinema brasileiro ao integrar o grupo dos cinco curtas selecionados para uma das principais vitrines do curta-metragem no mundo
Beira, idealizado e produzido em Porto Velho, está entre os cinco curtas-metragens brasileiros selecionados em todo o país para integrar a programação da Sessão do Mercado “BRÉSIL 2” do Festival Internacional de Curtas-Metragens de Clermont-Ferrand, na França, no próximo dia 5 de fevereiro. Considerado o maior e mais importante evento do mundo dedicado ao cinema curto, o festival contará com a exibição do filme, dirigido por Marcela Bonfim.
A sessão faz parte do Marché du Film Court, espaço estratégico do festival voltado à circulação, difusão e fortalecimento de produções audiovisuais no cenário internacional. A mostra reúne obras brasileiras contemporâneas e destaca a diversidade estética, temática e territorial do cinema produzido no país.
Com uma narrativa sensível e de resistência, Beira dialoga com questões ligadas a território, memória, espiritualidade e vivências à margem, reafirmando o cinema brasileiro como ferramenta de reflexão social e construção de novas narrativas. A presença do filme no mercado internacional amplia suas possibilidades de circulação, parcerias e exibição em festivais e janelas culturais.
Inserção internacional da produção de Rondônia
O filme representará o audiovisual nacional no Festival de Clermont-Ferrand por meio de uma iniciativa que aposta na diversidade e na inventividade do cinema brasileiro contemporâneo, além de promover ações de formação e inserção da produção do Norte do país, especialmente de Rondônia, no cenário de realizadores internacionais. A ação é fruto de parceria entre a Associação Cultural Kinoforum, Spcine, Embratur e o Instituto Guimarães Rosa.
Criado em 1979, o Festival de Clermont-Ferrand é hoje o maior festival de curtas-metragens do mundo e o segundo maior evento cinematográfico da França em público e presença profissional, atrás apenas de Cannes.
Estreia em Tiradentes
Antes da exibição internacional, Beira integra a programação da 29ª Mostra de Cinema de Tiradentes, no dia 31 de janeiro, em sessão no Cine Praça. O filme aposta em uma estética que cruza cinema negro, realismo poético e espiritualidade, reinscrevendo as margens no imaginário amazônico.
Dirigido por Marcela Bonfim, o curta ilumina vivências negras e LGBTQIA+ ancoradas nas margens (in)visíveis de Porto Velho, transformando territórios periféricos em espaços de memória, escuta e resistência. A obra também se destaca pelas parcerias institucionais, pela trilha sonora e pelo compromisso ético com a representatividade no audiovisual.
Empresa de pedágio é notificada sobre suspensão da cobrança e diz que vai recorrer
A Nova 364 reafirma que, desde que assumiu a operação do trecho entre Vilhena e Porto Velho, vem cumprindo integralmente as diretrizes contratuais e prestando contas regularmente à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT)
STF rejeita ação contra renovação automática da CNH
Ministro Flávio Dino verificou que a associação autora do pedido não cumpre os requisitos para apresentar ações de controle de constitucionalidade de leis no STF
STF determina indenização por atraso na progressão de pena
Ministro Flávio Dino considerou configurado erro judiciário e administrativo, passível de indenização




Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook