Bicentenário da Independência do Brasil é tema de concurso de redação promovido pelo Governo de Rondônia
Concurso de Redação sobre os 200 anos da Independência do Brasil tem objetivo de incentivar a leitura e a escrita pela da produção textual
Concurso tem objetivo de propor aos estudantes uma abordagem diferente sobre o Bicentenário da Independência do Brasil
Na próxima quarta-feira (13) será lançado o Concurso de Redação Soberania é liberdade: Bicentenário da Independência do Brasil, realizado pelo Governo de Rondônia, por meio da Casa Militar e a Secretaria de Estado da Educação -Seduc. O concurso tem o objetivo de incentivar a leitura e a escrita por meio da produção textual e estimular os alunos dos colégios militares e das escolas que fazem parte do Programa “Escola do Novo Tempo” e do “Projeto Guaporé” (9º ano do Ensino Fundamental e 1ª série do Ensino Médio), quanto à valorização da história do País.
O lançamento acontecerá de forma simultânea em todos os municípios das 18 Regionais de Educação do Estado, sendo escolhida uma escola em cada município para sediar o evento que será marcado com um ato cívico. Em Porto Velho, o Colégio Tiradentes da Polícia Militar-Unidade I, foi escolhido para reunir os alunos e responsáveis pela realização do concurso.
De acordo com a Seduc, o concurso, além da produção de texto, propõe uma abordagem diferenciada sobre a temática, para que o aluno faça uma reconstrução do tema e assim aprenda dentro do contexto histórico o que o ato que ocorreu há 200 anos influencia na atualidade.
A partir do dia 13 de abril os alunos serão orientados por professores de História e Português que abordarão o contexto histórico, social e cultural, além das técnicas de redação para que o estudante produza o texto que deverá ser entregue até o dia 1º de agosto.
Segundo a Secretaria da Educação, cada escola terá uma comissão avaliadora e serão escolhidas as três melhores redações de cada regional e dentro dessas, as três melhores do Estado. A ficha de inscrição será disponibilizada na unidade de ensino e as redações serão entregues às Coordenadorias Regionais de Educação – CREs, posteriormente avaliadas por uma comissão de professores da Seduc, onde serão escolhidas as que ocuparão o 1º, 2º e 3º lugares de todo o Estado.
PRÊMIOS
A premiação vai acontecer durante o evento oficial de abertura da Semana da Pátria promovido pelo Governo de Rondônia, no dia 5 de setembro em Porto Velho. O aluno que conquistar o 1º lugar será contemplado com um tablet, o 2º colocado ganhará um celular, e o 3º lugar receberá como premiação uma caixinha de som.
A comissão que coordena o concurso destaca a expectativa para a abertura, e execução do projeto que deve ressaltar o patriotismo nos estudantes. A Seduc faz ainda um chamamento para que todos os alunos dos 9º anos do Ensino Fundamental e 1ª série do Ensino Médio, dos colégios militares e dos estabelecimentos de ensino do Programa “Escola do Novo Tempo” e do “Projeto Guaporé”, participem, como forma de comemorar os 200 anos da Independência do Brasil.
Políticas nacionais de trânsito e formação continuada são temas discutidos em Encontro Pedagógico do Detran Rondônia
Detran realiza Encontro Pedagógico que compreende a regional do Vale do Jamari e discute a apresentação de Políticas Nacionais de Trânsito
Sorteio trimestral do “Nota Legal Rondoniense” contempla contribuintes cadastrados no programa
Três consumidores foram contemplados no primeiro sorteio trimestral de 2022, realizado pela Secretaria de Estado de Finanças
Massa asfáltica fornecida pelo Governo de Rondônia garante manutenção de ruas e avenidas pavimentadas em Rolim de Moura
Termo de Cooperação atende à demanda dos municípios que passaram pelo período pandêmico e tiveram a economia abalada
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook