Bolsonaro sanciona novo Código de Trânsito: CNH vai a 10 anos e pontos até 40
A sanção foi antecipada por Bolsonaro em transmissão nas redes sociais, à noite, a Secretaria-Geral da Presidência divulgou detalhes sobre trechos vetados
Jair Bolsonaro anunciou nesta terça-feira (13) a sanção do projeto de lei aprovado pelo Congresso Nacional que atualiza o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A lei aumenta a validade da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para até 10 anos e o limite de pontos para a suspensão da carteira para até 40. A sanção foi antecipada por Bolsonaro em transmissão nas redes sociais, à noite, a Secretaria-Geral da Presidência divulgou detalhes sobre trechos vetados.
O texto com as novas normas da legislação de trânsito deve ser publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira, mas as regras só entram em vigor em abril de 2021. Bolsonaro já anunciou que vai vetar o trecho do projeto que impedia os motociclistas de efetuarem ultrapassagens nos "corredores" entre os carros.
Principais mudanças no novo Código:
Maior validade da CNH
Em relação ao tempo para renovação do documento fica definido o seguinte: 10 anos para condutores com menos de 50 anos; 5 anos para condutores com idade igual ou superior a 50 anos e inferior a 70 anos; 3 anos para condutores com 70 anos ou mais.
Pontuação maior para perder carteira
Sobre as alterações na pontuação para suspensão de dirigir fica estipulado: 20 pontos, caso constem 2 ou mais infrações gravíssimas na pontuação; 30 pontos, caso conste 1 infração gravíssima na pontuação; 40 pontos, caso não conste nenhuma infração gravíssima na pontuação. No caso de o condutor exercer atividade remunerada utilizando-se do veículo, a penalidade será imposta quando o infrator atingir o limite de 40 pontos.
Faróis
Acaba a obrigatoriedade do uso de farol baixo em rodovias durante o dia. Com o novo texto do Congresso, isso será exigido apenas em rodovias simples fora do perímetro urbano, ou seja, aquelas sem canteiro central e com divisão das faixas de direção por meio de sinalização no chão.
Outras regras
Além disso, a partir de agora, em casos de lesão corporal e homicídio causados por motorista sob efeito de álcool ou outro psicoativo a pena de reclusão não poderá ser substituída por outra mais branda, ou seja, 'restritiva de direitos'. O exame de aptidão física e mental passa a ser realizado no local de residência ou domicílio do examinado.
Governo de Rondônia recupera ponte de madeira sobre o rio Branco na RO-370
A obra foi executada pela equipe da 5ª Residência Regional do DER em Rolim de Moura, que trabalhou durante o fim de semana e no feriado do dia 12 de outubro para concluir os trabalhos de recuperação
Prefeitura intensifica ações voltadas ao meio ambiente
O prefeito Affonso Cândido (DEM) e a secretária municipal do Meio Ambiente, Kátia Casula, estiveram, terça-feira (13), no Viveiro Municipal e na sede da Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Ji-Paraná (Coocamarji) para ajustes e coordenação da pasta
Governo realiza 'Dia D' de busca ativa por alunos afastados do ambiente escolar em Rondônia
Seduc realiza ações na busca dos alunos da Rede Estadual que estão, por algum motivo afastados das atividades escolares. O contato permite que o vínculo deste estudante com a escola seja mantido
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook