Brasil já domina tecnologia para blindar carros híbridos e elétricos

Com alta no número de veículos eletrificados, mercado de blindagem brasileiro se prepara para demanda crescente; painéis de Kevlar® vão ganhar mais destaque porque oferecem maior compatibilidade e menos riscos

Assessoria/Foto: Pixabay
Publicada em 06 de abril de 2021 às 19:38
Brasil já domina tecnologia para blindar carros híbridos e elétricos

São Paulo, SP, 6 de março de 2021 - Com o desempenho positivo e a tendência de crescimento da venda de veículos eletrificados no país, o mercado brasileiro prepara-se para a aceleração na procura da blindagem de carros elétricos e híbridos. Com isso, consumidores já se questionam sobre o tema: há diferenças no serviço e no resultado final de blindagem de um carro eletrificado em relação ao tradicional?

A resposta é sim, segundo Marcelo Fonseca, líder de vendas do segmento de Defesa da DuPont para a América Latina. "A blindagem de veículos elétricos e híbridos exige maior atenção e especialização no quesito de segurança do serviço, uma vez que a carga elétrica das baterias é muita alta e pode gerar até risco de danos físicos aos operadores", afirma o executivo.

"O bom domínio da técnica evita incorrer também em danos materiais, pois descargas elétricas podem causar danos aos sistemas eletrônicos dos veículos durante a operação, o que requer técnica ainda mais apurada e mão de obra ainda mais capacitada", completa Fonseca.

Ele explica que a blindagem exige a desenergização do veículo, que chega à blindadora sobre patins, empurrado por operadores. Após o serviço, técnicos reenergizam o carro na própria concessionária, onde ele é testado. "Em relação ao tempo de serviço, haverá um aumento de aproximadamente um terço a metade do lead time regular", diz Fonseca.

Peso e desempenho

Como carros elétricos e híbridos são mais pesados do que os comuns (devido às baterias) e têm partes a serem blindadas com materiais diferentes (alumínio, fibra de carbono e fibra de vidro), todo o serviço exige tecnologia e cuidados diferenciados.

"A adoção de materiais mais leves no projeto é uma tendência para compensar aumento de peso proporcionado pelas baterias, portanto, a blindagem vai minimizar o uso do aço e usar materiais mais leves para maximizar a eficácia do transporte e não sobrecarregar sistemas de freios nem comprometer o prazer ao dirigir com eventuais sobrepesos", afirma o especialista.

Além disso, explica Fonseca, o aço pode contribuir com a corrosão galvânica - em contato com outros metais, como o alumínio, os painéis de aço podem corroer. "Fibras de aramida que já se destacam na blindagem comercial devem ganhar ainda mais ênfase em relação a carros eletrificados", explica o executivo da DuPont, multinacional inventora do Kevlar®, referência em proteção balística.

E o preço? "Por exigir um conhecimento técnico inovador e diferenciado, mais pessoas trabalhando e mais tempo, o serviço de blindagem de veículos elétricos acaba tendo um custo maior para uma proteção balística tão segura quanto a de um veículo comum neste primeiro momento. Mas isso é também questão de escala: muitíssimo em breve elétricos e híbridos deixarão de ser nicho e o mercado diluirá isso", diz.

Emplacamentos

De acordo com a ABVE (Associação Brasileira de Veículos Elétricos), de janeiro a outubro de 2020 foram emplacadas 15.565 unidades eletrificadas no país, contra 11.858 em todo o ano de 2019 e 3.970 em 2018. Eletrificados são tanto os híbridos quanto os elétricos. Não há dados específicos sobre blindagem desses veículos no país.

"Todas as montadoras que utilizam Kevlar® original já têm disponíveis carros híbridos blindados, e agora avançam para a grande tendência do mercado, que são os veículos elétricos. Não é mais uma questão de tecnologia, é uma questão de tempo", conclui Fonseca.

Sobre Kevlar®

A fibra de aramida Kevlar® é extremamente resistente (cinco vezes mais forte que o aço). O Kevlar® usado para a proteção de famílias nos veículos comerciais no Brasil e América Latina é o mesmo utilizado na blindagem dos mais resistentes veículos de forças militares pelo mundo, como viaturas militares de combate e transporte de tropa, aviões, helicópteros e navios.

A DuPont tem, em Paulínia (SP), o mais moderno e equipado laboratório de balística da América Latina. É um dos três centros de desenvolvimento de soluções em blindagem da multinacional no mundo. Foi criado há uma década para auxiliar no desenvolvimento de soluções avançadas de blindagens e proteção e é capaz de fazer testes com base em normas nacionais e internacionais.

Sobre DuPont Água & Proteção

DuPont Água & Proteção é líder mundial na criação de soluções em água, abrigo e proteção para um mundo mais sustentável, permitindo que seus clientes beneficiem-se através de capacidades únicas, escala global e marcas icônicas, incluindo Kevlar®, Nomex®, Tyvek®, Corian® Design, GreatStuff™, Styrofoam™ e Filmtec™.

Sobre a DuPont

A DuPont (NYSE: DD) é líder global em inovação com materiais e soluções baseados em tecnologia que ajudam a transformar as indústrias e a vida cotidiana. Nossos funcionários aplicam ciência e experiência diversificada para ajudar os clientes a desenvolver suas melhores ideias e fornecer inovações essenciais nos principais mercados, incluindo eletrônicos, transporte, construção, água, saúde e segurança do trabalhador. Mais informações sobre a empresa, seus negócios e soluções podem ser encontradas em www.dupont.com. Os investidores podem acessar as informações incluídas na seção Relações com Investidores do site investidores.dupont.com.

6/4/2021

Copyright © 2019 DuPont. Todos os direitos reservados. DuPont Oval Logo, DuPont™, Kevlar® e todos os produtos denotados com ® ou ™ são marcas comerciais ou marcas registradas da E.I. DuPont de Nemour and Company ou suas afiliadas.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook