Cacauicultura avança com política de incentivo, reconhecimento nacional e concursos de qualidade
O Governo está desenvolvendo a cadeia do Cacau para garantir qualidade e bons preços no mercado, proporcionando melhorias de vida aos produtores
Governo do Estado sancionou a Lei que estabelece o Incentivo à Produção de Cacau de Alta Qualidade
O Dia do Cacau é comemorado nesta terça-feira (26). Em Rondônia, mais de 10 mil famílias têm na cacauicultura, a principal fonte de renda. Segundo dados da Embrapa, o Estado é o quarto maior produtor do Brasil. O setor vem recebendo investimentos do Governo de Rondônia através da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
Neste ano, por exemplo, com o intuito de agregar valores, conhecimento e comercialização, o Governo abriu inscrições para os interessados em comercializarem produtos na 11ª Rondônia Rural Show Internacional (RRSI), que terá como tema “Agricultura da Amazônia”. No decorrer do ano, a Seagri também promoverá a 4ª edição do Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Cacau (Concacau) no Estado. Além de premiação, o certame visa estimular a qualidade da produção, obtendo melhores preços no mercado.
POLÍTICA DE INCENTIVO
Governo abriu edital para interessados em comercializar produtos à base do fruto, na 11ª RRSI
O Governo do Estado sancionou a Lei nº 5.729, de 5 de janeiro de 2024, que institui a Política Estadual de Incentivo à Produção de Cacau de Qualidade estabelecendo diretrizes e metas para o desenvolvimento da cadeia, com vista aos mercados exigentes de chocolates finos.
A nova Lei prevê a sustentabilidade ambiental, social e econômica; o desenvolvimento tecnológico; o aproveitamento da diversidade cultural, ambiental, de solos e de clima; adequação governamental às peculiaridades e diversidades regionais; valorização do cacau e acesso a novos mercados. “Estamos desenvolvendo a cadeia do Cacau de modo a garantir qualidade e bons preços no mercado, ofertando qualidade de vida ao nosso produtor”, salientou Marcos Rocha.
O secretário de Estado de Agricultura, Luiz Paulo destacou a concessão do registro de Indicação Geográfica (IG) pelo cacau em amêndoa, reconhecimento do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi). “O sabor de nossas amêndoas é inconfundível”, explicou.
COLHEITA DO CACAU
A Lei nº 4.526, de 28 de junho de 2019 estabelece o dia 13 de abril como Dia Estadual do Cacau e dia do Início da Colheita do Cacau, em Rondônia. Neste ano, o Governo do Estado vai celebrar a colheita do cacau no município de Nova União. Essa ação, executada por meio da Seagri é um passo relevante para a cadeia produtiva do cacau, incentivando os produtores da região a participarem do concurso estadual (Concacau) e melhorarem a qualidade das amêndoas. A expectativa é que essa colheita traga benefícios econômicos e sociais tanto para o município quanto para o Estado como um todo.
Inscrições para cursos profissionalizantes em Porto Velho podem ser feitas até quarta-feira
A oferta de qualificação de mão de obra gratuita, é fundamental para incentivar a população a crescer profissionalmente e ingressar no mercado de trabalho
Prazo para licenciamento de veículos com placa final 1,2 e 3 encerra na quinta-feira, dia 28
Os proprietários de veículos com placa final 1, 2 e 3 têm até 28 de março para atualização do Licenciamento Anual
Em sessão de concessão de aposentadoria, Tribunal Pleno do TJRO destaca legado do desembargador Valdeci Castellar Citon
Magistrado se aposenta após mais de três décadas de contribuição à Justiça de Rondônia
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook