Cacoal tem melhor avaliação anticorrupção de Rondônia e 12ª do Brasil, dizem CGU e MPF

Para chegar a essa avaliação, os técnicos da CGU verificam a publicação de informações sobre receitas e despesa, licitações e contratos, estrutura administrativa, servidores públicos, acompanhamento de obras públicas, entre outras.

Assessoria
Publicada em 14 de dezembro de 2018 às 13:17
Cacoal tem melhor avaliação anticorrupção de Rondônia e 12ª do Brasil, dizem CGU e MPF

O esforço da Prefeitura de Cacoal para que a população tenha acesso às suas contas e processos foi reconhecido pela Controladoria-Geral da União (CGU) e pelo Ministério Público Federal (MPF), que todos os anos fazem um ranking nacional dos municípios que tem mais facilidades de acesso às informações. Esse ranking mostra Cacoal como a cidade mais bem avaliada de Rondônia e a 12ª em todo país, com nota 9,62. Por meio da Controladoria-Geral do Município (CGM) que, além do Portal da transparência, criou um canal de comunicação direto com a população, o e-SIC, a Prefeita Glaucione Rodrigues conseguiu dar ao cidadão cacoalense um acesso facilitado e direto com as contas públicas. A Prefeita diz que essa transparência é uma das principais ferramentas contra a corrupção e que desde o início do seu mandato determinou que todos os atos públicos da Prefeitura fossem de amplo conhecimento da população.

Além do reconhecimento da CGU e do MPF, a Prefeitura de Cacoal já tinha obtido excelente avaliação do Tribunal de Contas do Estado (TCE), que elevou a nota de transparência de 3,75, no final de 2016- gestão anterior à eleição de Glaucione Rodrigues-, para 92,99, já no primeiro ano da atual gestão. Essa avaliação do TCE fez com que na última segunda-feira (10) a Prefeita Glaucione tenha recebido o Certificado de Qualidade em Transparência Pública, e Em Porto Velho.

Para chegar a essa avaliação, os técnicos da CGU verificam a publicação de informações sobre receitas e despesa, licitações e contratos, estrutura administrativa, servidores públicos, acompanhamento de obras públicas, entre outras. O ranking nacional brasileiro 5.570 municípios avaliados e a excelente colocação de Cacoal, que nos anos anteriores nem aparecia na lista de classificados, foi comemorada por toda a administração municipal.

Confira no link a seguir a avaliação da CGU de todos os municípios. http://transparencia.gov.br/brasiltransparente?paginacaoSimples=true&tamanhoPagina=&offset=&direcaoOrdenacao=asc&colunasSelecionadas=posicao%2Clocalidade%2Cuf%2Cnota&tipoLocalidade=N&uf=RO&ordenarPor=posicao&direcao=asc 

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook