Campanha de vacinação contra gripe começa nesta segunda-feira (23), em Porto Velho
Mais de 30 mil doses da vacina contra a gripe serão distribuídas na capital de Rondônia
A população de Porto Velho poderá ir às Unidades Básicas de Saúde para tomar vacina contra a Influenza a partir desta segunda-feira, dia 23. Na primeira etapa da imunização, até 15 de abril, o objetivo principal é proteger as pessoas acima de 60 anos. A Prefeitura Municipal de Porto Velho vai oferecer 30 mil doses da vacina à população nas 36 unidades de saúde urbanas e rurais.
Para a imunização, os profissionais em Saúde vão montar postos exclusivos de atendimento de idosos e visitar abrigos e hospitais da cidade, explica a Coordenadora de Imunização de Porto Velho, Elizete Gomes. Ela lembra que a vacina da gripe não imuniza contra o coronavírus, mas evita que a população fique exposta a riscos adicionais durante a pandemia.
“Nós temos abrigos de idosos, nós vamos até eles, para que eles não venham até às unidades. A gente está mobilizando. As escolas que estão fechadas, faculdades, a gente vai usar esses locais para vacinar só esse grupo, para que eles não entrem dentro da unidade de saúde”.
A influenza, ou gripe, é uma infecção aguda do sistema respiratório, e segundo o Ministério da Saúde tem alto potencial de transmissão. Os principais sintomas da infecção são febre, dor no corpo, dor de cabeça e tosse seca.
De acordo com a professora do Departamento de Moléstias Infecciosas e Parasitarias da USP, Marta Lopes, a vacina da influenza é capaz de proteger contra três tipos de vírus: H3N2, H1N1 e Influenza B. E, com a imunização, a pessoa fica protegida dos quadros mais agressivos da gripe, reforça a especialista.
“A vacina, que é distribuída na rede pública, é composta de três vírus influenza - H3N2, H1N1 e Influenza B. Mas, qual é a grande vantagem da vacina? Ela protege contra os casos graves de influenza e isso que é extremamente importante.”
A população de Porto Velho será vacinada contra a influenza até o dia 9 maio. O Ministério da Saúde alerta que, para evitar contágio de gripe ou outras infecções, além de tomar a vacina a pessoa deve seguir medidas simples como higienizar as mãos e manter hábitos saudáveis. Nesta primeira etapa de vacinação contra a influenza, a Prefeitura de Porto Velho oferece 30 mil doses da vacina em todas as 36 unidades de saúde, urbana ou rurais.
Para mais informações acesse: saude.gov.br/influenza. Ministério da Saúde, Governo Federal. Pátria Amada, Brasil.
Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus define medidas para disciplinar aglomerações em estabelecimentos comerciais
Comitê definiu nova ocupação máxima em locais essenciais como supermercados
Corregedoria do TJRO suspende atendimento ao público de cartórios extrajudiciais
Medida foi determinada em Provimento 009/2020
As eleições de 2020 podem ser adiadas ou canceladas em virtude do novo Coronavírus?
Esse vírus mudou a forma de vida em todo mundo, não à toa estamos agora em isolamento social, buscando impedir a propagação repentina desse mal e com isso preservar à saúde e a vida das pessoas
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook