Campanha fortalece enfrentamento à violência contra idosos em Porto Velho
Dia ‘D’ terá ação em parceria com o Porto Velho Shopping
Ações da Prefeitura buscam combater violência contra a população idosa
O Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa é celebrado anualmente no dia 15 de junho. Em Porto Velho, a data será marcada pela distribuição de materiais explicativos relacionados ao tema e conversas com o público em geral no Porto Velho Shopping.
É o terceiro ano em que o Conselho Municipal do Idoso (CMI), vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social e da Família (Semasf), firma parceria com o Shopping para fortalecer a campanha de enfrentamento à violência contra os idosos. “No local será montado um quiosque para a distribuição do material”, explicou a vice-presidente do conselho e responsável pela campanha, Vanusa Soares.
Antes dessa data serão realizadas ‘rodas de conversas’ com autoridades, representantes de instituições, presidentes de conselhos e gestores municipais, entre outros, para falar sobre a importância de respeitar os direitos da pessoa idosa e não praticar qualquer tipo de violência.
Uma dessas conversas será na próxima segunda-feira, dia 13 de junho, das 8h às 12h, na sede da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), com a presença de conselheiros e representantes de associações de bairros.
Programação prevê rodas de conversas para discutir o tema
PROPÓSITO
O intuito da campanha é sensibilizar a sociedade civil, as famílias e os órgãos públicos quanto a necessidade de se combater qualquer forma de violência contra os idosos, além de propor a adoção de políticas públicas mais eficazes que possam fortalecer os direitos da pessoa idosa. “Os idosos precisam de uma resposta nossa”, enfatizou Vanusa Soares.
ATUAÇÃO
Além de fiscalizar e denunciar casos de violência contra idosos em Porto Velho, o CMI implantou um programa de ações preventivas que consiste em explicar aos familiares, que são convidados a comparecer à sede da instituição, os direitos e deveres da pessoa idosa.
“Isso é para que a família possa ter um entendimento sobre qual o papel dela junto aos avós e aos pais idosos. Em vez de chegar até o Ministério Público ou qualquer outro órgão apenas para fazer denúncias, a gente chama os familiares dos idosos para esse trabalho de prevenção”, explicou a vice-presidente do CMI.
DENÚNCIA
Qualquer caso de violência a idosos pode ser denunciado diretamente ao Disque 100, ao 190 (Polícia Militar) ou mesmo diretamente na sede do CMI, à rua Guanabara, nº 965, bairro Nossa Senhora das Graças, entre a rua Jaci-Paraná e a avenida Amazonas. O e-mail é [email protected] e o telefone (69) 3901-2864.
Depois de receber a denúncia e verificar in loco a situação, o conselho elabora um relatório e encaminha o caso para o Ministério Público ou para alguma delegacia de Polícia Civil. “A gente tem feito um trabalho muito importante de prevenção. Cerca de 70% das denúncias têm sido resolvidas pelo conselho sem precisar levar os casos ao Ministério Público ou delegacia”, finalizou Vanusa, coordenadora da campanha.
Com mais de 900 mil doses aplicadas, Porto Velho segue com a imunização contra a covid-19
Doses estão disponíveis nas unidades de saúde e no PV Shopping
Prefeitura de Porto Velho já emitiu mais de 350 Carteiras de Identificação do Autista
Documento facilita acesso às políticas públicas disponibilizadas pela Prefeitura
Escolas cívico-militares de Rondônia recebem certificação do Ministério da Educação
Receberam a certificação, as escolas, Irmã Maria Celeste de Guajará-Mirim e pela segunda vez, a escola Ulisses Guimarães de Porto Velho
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook