Campanha itinerante intensifica coleta de sangue nos municípios, neste final de semana
Uma equipe de técnicos leva uma estrutura semelhante a um hemocentro para pontos estratégicos dos municípios, onde serão prestados serviços à população
Desde o início do ano, o governo do estado vem promovendo ações itinerantes em diversas cidades, incentivando doadores e atraindo um novo público
O governo de Rondônia está intensificando diversas ações para evitar o desabastecimento de sangue na hemorrede estadual, com o projeto Fhemeron Itinerante, que chega nos dias 8 e 9 de novembro, em Cerejeiras e Jaru. Com uma equipe de técnicos designada para organizar a mobilização, uma estrutura semelhante a um hemocentro está sendo preparada em pontos estratégicos, onde o atendimento será prestado ao público.
Todas as ações são coordenadas pela Fundação Estadual de Hematologia e Hemoterapia (Fhemeron), que desde o início deste ano vem promovendo coletas externas e realizando campanhas em várias cidades rondonienses, a fim de incentivar pessoas que já são doadoras para atrair um novo público que queira desenvolver a experiência de doador.
ENDEREÇOS DISPONÍVEIS:
- Cerejeiras
Data: 8/11 das 13h às 19h – 9/11 das 8h às 16h
Local: Unidade Básica de Saúde (UBS) Anísia Borges do Valle, Rua Rondônia, nº 2.307, Bairro: Jardim São Paulo - Jaru
Data: 8/11 das 8h às 20h – 9/11 das 8h às 16h
Local: Centro Especializado de Saúde da Mulher, na Rua Sebastião Cabral de Souza, n° 2.026, Setor 4
Segundo a Fhemeron, uma bolsa de sangue pode ajudar a salvar até quatro vidas
O governador de Rondônia, Marcos Rocha ressalta que esse reconhecimento é essencial para garantir que, os serviços que demandam transfusões e cirurgias realizadas em unidades públicas e privadas no estado não sejam prejudicados. “É direito da população ter acesso à assistência à saúde com dignidade na estrutura oferecida, e o governo intensificou a demanda imbuída aos bancos de sangue, que são os mais procurados nessa área. Nesta edição do projeto, desejamos mais cidadãos comprometidos a contribuir para manutenção desse importante setor”.
O presidente da Fhemeron, Reginaldo Girelli, lembra que uma bolsa de sangue pode ajudar a salvar até quatro vidas, ou seja, há uma necessidade constante de repor os estoques. “Antes de doar de fato, a pessoa precisa passar pelos critérios estabelecidos no procedimento, como cadastro, triagem e, finalmente, doação com o técnico. Necessitamos da união de todos os cidadãos nesta iniciativa que tem nos fortalecidos sempre”, evidenciou.
COMO DOAR?
A Fhemeron orienta quanto à importância da população conhecer os critérios estabelecidos para participar do procedimento. As regras são as seguintes:
- Estar bem de saúde e alimentado;
- Ter entre 16 e 69 anos de idade (é necessário estar acompanhado dos pais ou responsáveis);
- Pesar 50 kg ou mais;
- Apresentar documento de identificação com foto, emitido por órgão oficial;
- Dormir por pelo menos oito horas no dia anterior à doação;
- Não fumar por pelo menos duas horas anteriores ao momento da doação;
- Tomar um café da manhã leve;
- Homens podem doar até quatro vezes ao ano, em intervalos de 60 dias (dois meses);
- Mulheres podem doar até três vezes ao ano, em intervalos de 90 dias (três meses).
FIM DE ANO
Campanhas de doação são intensificadas no final de ano, para evitar o desabastecimento na hemorrede
No final de ano, é necessário reforçar, ainda mais, os estoques nos hemocentros, considerando as ocorrências de acidentes de trânsito que podem ser cada vez maiores, neste período, inclusive situações emergenciais, como cirurgias eletivas nas quais podem ocorrer. Por isso, as coletas diretamente nos municípios continuam sendo uma das estratégias para atrair doadores, além de disposição das unidades de hemocentro à população.
Investimentos do Programa de Eficiência Energética chegam ao Hospital Municipal
Camila Teixeira Lopes, analista de Eficiência Energética da Energisa, comentou sobre a importância desses investimentos e o compromisso social da empresa com a comunidade de Cujubim
Bebê de Rondônia descobre malformação rara e passa por cirurgia para cérebro poder crescer
Redes sociais encurtam distância entre pacientes e especialistas
Sexo pode aliviar e causar dor de cabeça: entenda
O médico e terapeuta sexual João Borzino diz que a atividade sexual é capaz de reduzir a enxaqueca
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook