Casos de varíola dos macacos nas Américas chegam a 5,3 mil
Brasil, Estados Unidos e Canadá são os mais afetados
A Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) disse nesta quarta-feira que quase 5,3 mil casos de varíola dos macacos foram relatados até agora em 18 países e territórios do continente americano - a maioria no Brasil, Estados Unidos e Canadá.
A vice-diretora da Opas, Mary Lou Valdez, disse em entrevista coletiva que quase todos os casos continuam sendo relatados entre homens que fazem sexo com homens, entre 25 e 45 anos, mas alertou que qualquer pessoa pode contrair a doença, independentemente de seu gênero ou orientação sexual.
Nenhuma morte por varíola dos macacos foi relatada na região até o momento.
No fim da semana passada, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou o surto de varíola dos macacos uma emergência de saúde global, nível mais alto de alerta, com mais de 18 mil casos relatados globalmente.
O diretor-assistente interino da Opas, Marcos Espinal, disse que cerca de 10 países nas Américas já disseram que estavam interessados em comprar uma vacina contra a varíola, mas não revelou quais foram.
A Opas também divulgou que está "bem avançada" nas negociações com um produtor para comprar vacinas de terceira geração contra a doença e que espera que algum suprimento chegue ainda este ano, embora em quantidades limitadas.
"Nós achamos que teremos vacinas este ano", disse Espinal.
Mesmo assim, o chefe da unidade de gestão de riscos infecciosos da organização, Andrea Vicari, disse que o risco de varíola dos macacos para a população em geral permanece "muito baixo", e que uma campanha de vacinação em massa não é recomendada no momento.
*É proibida a reprodução deste conteúdo.
Zagallo passa bem após internação devido à infecção respiratória
Tetracampeão mundial segue em unidade semi-intensiva no Rio de Janeiro
Agroindústrias de Porto Velho participam de feira com apoio da Prefeitura
Ação do município busca dar visibilidade aos produtores da agroindústria local
UNIR divulga resultado final do Processo Seletivo 2022
Neste ano a UNIR abriu 2.645 vagas em cursos de graduação, que terão entradas tanto no primeiro semestre letivo de 2022 como no segundo semestre
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook