CEPC-RO elege novo presidente
Durante a cerimônia, o eleito destacou a importância de uma gestão participativa e alinhada às demandas reais do território
Em um momento decisivo para a política cultural rondoniense, o Conselho Estadual de Política Cultural de Rondônia (CEPC-RO) elegeu, durante a 7ª Conferência Estadual de Cultura, seu novo presidente para o biênio 2026–2027, o multiartista e produtor cultural Édier William. A votação ocorreu na tarde desta quinta-feira (13/11), no auditório do Minuano em Presidente Médice, reunindo conselheiros titulares, suplentes, delegados eleitos nos municípios que estão dentro do Sistema Estadual de Cultura.
A eleição marcou o encerramento das atividades da gestão da presidência de Valdete Sousa, que foi marcada por conquistas para o segmento cultural, como a recente prorrogação para execução dos projetos aprovados nos editais da Lei Paulo Gustavo. O encontro reuniu dezenas de delegados e convidados de todas as regiões do estado, reforçando o compromisso com a descentralização das políticas culturais e o fortalecimento das instâncias de participação social.
O novo presidente assume a função com a missão de liderar as ações do Conselho em um período estratégico, marcado pela consolidação do Sistema Estadual de Cultura, pela revisão das políticas setoriais e pelo acompanhamento direto da execução dos instrumentos previstos na Política Nacional Aldir Blanc (PNAB). O mandato também envolverá articulação com municípios, ampliação da formação cultural e a defesa da continuidade das políticas públicas que garantem direitos culturais à população rondoniense.
Durante a cerimônia, o eleito destacou a importância de uma gestão participativa e alinhada às demandas reais do território.
“O CEPC vive um momento histórico. Rondônia está consolidando sua política cultural e cabe a nós trabalhar para que cada região, cada comunidade, cada agente cultural seja ouvido e incluído. A cultura é um direito e vamos seguir firmes para que esse direito seja respeitado”, afirmou o novo presidente.
A Conferência também aprovou propostas e diretrizes que orientarão o Plano Estadual de Cultura para os próximos 10 anos, reforçando temas como a regionalização dos editais, criação ou fortalecimento dos sistemas municipais de cultura, formação continuada para gestores, valorização dos profissionais da cultura e o estímulo a políticas afirmativas.
O CEPC-RO, órgão deliberativo vinculado à Secretaria de Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (SEJUCEL), é responsável por acompanhar, discutir e orientar a política cultural do estado.
Édier possui biografia marcada pela atuação na produção cultural e militância por políticas públicas pela cultura. É roteirista, diretor, ator e escritor, com obras que circulam por festivais nacionais e internacionais, além de projetos literários e audiovisuais que dialogam com temas como diversidade, identidade, direitos humanos e a vida ribeirinha.
Elero leva capacitação gratuita a municípios de Rondônia
Entre os dias 17 e 21 de novembro, a escola intensifica ações educacionais
Ruas são renovadas com serviços de reperfilamento
O prefeito Affonso Cândido ressaltou a relevância da ação para a manutenção da qualidade das ruas e avenidas do município
Consciência Negra: o desafio da equidade começa na educação
De acordo com o Censo 2022, 55,7% dos brasileiros são negros (pretos ou pardos), mas eles representam 66,3% das pessoas em situação de pobreza




Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook