CI aprova homenagens a ex-governador e empresário em trechos de rodovias
Sua trajetória política foi marcada pela consolidação do saliente da Ponta do Abunã, por onde passa a BR-364, como território rondoniense
A Comissão de Infraestrutura (CE) aprovou nesta terça-feira (24) dois projetos de lei para homenagear Jerônimo Santana, ex-governador de Rondônia, e Francisco Pereira Netto, empresário da avicultura, dando seus nomes a trechos rodoviários.
O PL 2755/2023 dá o nome de Jerônimo Santana (1934-2014) à ponte que cruza o rio Madeira próximo à fronteira com a Bolívia, onde ele encontra o rio Abunã, e liga os estados de Rondônia e Acre. A ponte faz parte da BR-364. Jerônimo Santana foi o primeiro governador de Rondônia eleito pelo voto popular, em 1986. Também foi prefeito de Porto Velho e três vezes deputado federal.
Sua trajetória política foi marcada pela consolidação do saliente da Ponta do Abunã, por onde passa a BR-364, como território rondoniense. A região foi adquirida da Bolívia pelo governo brasileiro no início do século 20. Na década de 1980, quando o território de Rondônia foi elevado à categoria de estado, surgiram debates sobre a posse da região, que também era reivindicada pelo Acre. Foi por força de uma ação movida por Jerônimo Santana junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) que a localidade foi estabelecida como parte de Rondônia.
O projeto é do senador Confúcio Moura (MDB-RO), com parecer favorável do senador Marcelo Castro (MDB-PI)e segue agora para a Câmara dos Deputados, a menos que haja recurso para levá-lo ao Plenário do Senado.
Já o PL 5310/2020 dá o nome de Francisco Pereira Netto (1929-2019) ao viaduto sobre a BR-116 no bairro Campo de Santana, em Curitiba (PR). Pereira Netto foi um empresário que estabeleceu uma granja avícola que chegou a ter 300 mil aves, sendo a maior do estado do Paraná. Também era um líder comunitário e contribuiu para o estabelecimento da Paróquia Sant'Ana de Abranches, que atende o bairro.
O projeto veio da Câmara dos Deputados e teve relatório do senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB). Agora ele segue para sanção presidencial, a não ser que haja recurso para levá-lo ao Plenário do Senado.
Assembleia presta homenagem aos 25 anos da Igreja Metodista Wesleyana em Rondônia
Solenidade foi presidida pelo deputado estadual Cirone Deiró
Vereador Márcio Pacele trabalha para regularizar fundiária dos distritos de Vista Alegre e Extrema
De acordo com o presidente da Câmara Municipal, Márcio Pacele, a regularização fundiária desses distritos está caminhando para um desfecho positivo
Cidadãos que contribuíram para o progresso de Rondônia recebem títulos e medalhas na Alero
Sessão solene foi proposta pelo deputado Delegado Lucas
Comentários
Tem tanto rondoniense ilustre, vão colocar logo o nome do Jerônimo que ao perder o mandato, primeiro ato foi ir embora........
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook