Cláudia de Jesus propõe ajustes no concurso da Seduc
Indicações tratam da prova de títulos, inclusão de candidatos indígenas e fortalecimento das bibliotecas
Entre as propostas está a ampliação dos critérios da prova de títulos (Foto: Thyago Lorentz I Secom ALE/RO)
A deputada estadual Cláudia de Jesus apresentou indicações ao governo do estado solicitando a retificação dos editais do concurso público da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), com o objetivo de valorizar a formação acadêmica, ampliar a inclusão social e fortalecer a rede pública de ensino em Rondônia.
Entre as propostas está a ampliação dos critérios da prova de títulos, para que sejam consideradas pós-graduações tanto na área da Educação quanto nas áreas específicas de atuação dos docentes, como Matemática, História, Geografia, Letras e Artes. A deputada também defende que o envio dos títulos ocorra apenas após a conclusão das etapas eliminatórias, já que essa fase tem caráter exclusivamente classificatório.
As indicações incluem ainda a reserva de vagas para candidatos indígenas nos concursos da Seduc, promovendo equidade e respeito à diversidade étnico-cultural do estado, além da inclusão de vagas para bibliotecários na rede estadual de ensino. Segundo a parlamentar, “o concurso precisa reconhecer a formação específica dos profissionais, garantir inclusão e fortalecer a estrutura educacional das escolas, tornando o processo mais justo e contribuindo para uma educação pública de melhor qualidade”.
MP prevê reajuste acima da inflação para professores
As medidas provisórias têm efeitos imediatos, mas precisam ser aprovadas pelo Congresso Nacional para se tornarem lei
79,54% da população de Rondônia integra as classes A, B e C
Entre 2022 e 2024, estado ampliou de 70,44% para 79,54% as pessoas nas classes de maior renda, conforme aponta estudo da FGV
TJRO divulga planejamento para os próximos dois anos
Presidente, corregedor e diretor da Emeron apresentam planos de gestão a servidores e gestores




Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook