Cláudia de Jesus propõe projeto de lei que garanta licença menstrual às mulheres com sintomas graves
Iniciativa visa melhorar condições de vida e trabalho para mulheres que enfrentam fortes dores durante o período menstrual
Projeto de Lei visa conceder licença de três dias consecutivos, a cada mês, para mulheres do setor público estadual que comprovem sintomas graves (Foto: Assessoria parlamentar parlamentar)
A deputada estadual Cláudia de Jesus (PT) apresentou um Projeto de Lei que visa conceder licença de três dias consecutivos, a cada mês, para mulheres do setor público estadual que comprovem sintomas graves relacionados ao ciclo menstrual. A proposta surge em meio às dificuldades enfrentadas por muitas mulheres durante esse período, impedindo-as de realizar suas atividades devido às intensas dores.
Segundo Cláudia de Jesus, a iniciativa visa considerar o sofrimento enfrentado por muitas mulheres. “O projeto de lei destaca que, embora a menstruação seja uma condição natural, para algumas mulheres, os sintomas podem se tornar incapacitantes e é importante fornecer medidas que possam garantir seu bem-estar e produtividade”, destacou a deputada.
É importante destacar que a competência para legislar sobre o trabalho privado é sob responsabilidade do Congresso Nacional, o que pode exigir alterações na CLT para implementar a licença menstrual. No âmbito federal, também está em discussão o Projeto de Lei 1249/2022, apresentado pela deputada federal Jandira Feghali (PCdoB/RJ), que propõe garantir licença de 3 dias consecutivos, a cada mês, para mulheres com sintomas graves associados ao fluxo menstrual , sem prejuízo ao seu salário.
Alunos concluintes de cursos recebem certificados da Escola do Legislativo
Foram encerradas aulas de duas disciplinas aplicadas durante a semana
Emenda do deputado Marcelo Cruz garante calcário para produtores de Governador Jorge Teixeira
Solicitação partiu do vereador Jaime Manfré para atender a agricultura do município
Pedro Fernandes encaminha reclamação de moradores por problemas na queda de energia elétrica em Ariquemes
Quedas têm causado transtornos
Comentários
Se for levado em conta, que nossos deputados e deputadas estaduais em Rondônia tem férias renumeradas por aproximadamente 90 dias no ano nos meses de janeiro, fevereiro e julho é um projeto que visa proteger a mulher servidora pública e deve ter apreciação sim por essa casa quase de leis.
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook