Códigos de barras dun 14: o que é e para que servem

Muita gente ainda possui dificuldades para compreender qual a funcionalidade dos códigos de barra e, por isso, preparamos esse artigo para te ajudar a entender melhor

Redação
Publicada em 15 de setembro de 2021 às 10:21

Se você já se deparou com aquele monte de números no padrão do código de barras ou código universal do produto e não entendeu o que eles significam, não se preocupe.

Muita gente ainda possui dificuldades para compreender qual a funcionalidade dos códigos de barra e, por isso, preparamos esse artigo para te ajudar a entender melhor.

O que é o DUN-14?

O DUN-14 é uma variação dos códigos de barra, também conhecido como código de caixa. Eles são utilizados para identificar as caixas de distribuição, ou paletes. O DUN-14 é voltado para padronizar produtos idênticos que estejam em uma embalagem maior.

Efetivamente, o código DUN-14 é mais utilizado pelas redes de distribuição logísticas, pois identificam grandes volumes de um mesmo produto, que estão organizados em paletes ou embalagens de maior abrangência.

Com eles, é possível gerenciar os estoques com mais facilidade, pois eles correspondem ao agrupamento total de produtos, evitando que a conferência seja feita item a item, o que vai fazer com que menos tempo seja gasto e mais dinheiro seja ganho pela empresa.

A relação do DUN-14 com o EAN

O DUN-14 é utilizado para identificar as caixas (ou paletes) de produtos que apresentam o número de EAN. Através desse código, é possível identificar o pacote, o lote e o código dos produtos e até mesmo o código do fabricante.

EAN (European Article Number) é, efetivamente, um código de barras que serve para identificar itens disponíveis ao mercado.

Leitor de códigos de barras

Por esse código, é possível definir as características do produto, sistematizando-as em uma base de dados comum. O EAN se tornou um padrão em identificação de produtos, sendo necessário utilizá-lo em caso de exportação e até mesmo em alguns marketplaces nacionais.

Quando vários produtos, compostos de seu EAN, são agrupados em uma única embalagem, ela passa receber um código específico, chamado de DUN-14. A montagem desse código de barras é feita da seguinte forma:

  • Utiliza-se o sequencial de identificação da unidade logística (SSCC);

  • Código EAN (composto, inicialmente, de 13 dígitos), sem o dígito verificador;

  • Dígito verificador do DUN-14.

Características do DUN-14

Naturalmente, como ele é desenvolvido para identificar um único grupo de produtos iguais, o DUN-14 deve obedecer à algumas características fundamentais. São elas:

  • 1. O código DUN-14 só pode ser utilizado em embalagens que representem o grupo de um mesmo item. Caixas que apresentem produtos diferentes, devem ser identificadas de acordo com o código de barras equivalente aos mesmos.

  • 2. Caixas e paletes que apresentam a identificação DUN-14 não passam pelo check-out de fornecedores, pelo fato de esse código de barras não ser utilizado por máquinas registradoras. O código para esse fim é o EAN.

  • 3. O código DUN-14 serve para identificar ao distribuidor a quantidade de unidades de determinado produto. Através dele é possível fazer a entrada e a conferência do estoque. Isso significa que esse código é voltado para facilitar os processos logísticos.

  • 4. O primeiro número do código DUN-14 se refere à variação logística da quantidade de produtos dentro de cada caixa. Essa variação vai de 1 a 8, que são as possibilidades de agrupamento de itens dentro de uma mesma embalagem.

  • 5. Como dito no item 3, o código DUN-14 é específico para o uso logístico, não tendo relação com o código de barras utilizados pelas redes de varejo. Essas empresas utilizam o EAN.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook