Cofen aprova atualização do Código Eleitoral dos Conselhos de Enfermagem
Modificações reduzem burocratização e contribuem para a democratização do processo eleitoral dentro do sistema
Novo código contempla as principais dificuldades enfrentadas nas últimas eleições
O plenário do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) aprovou, nesta segunda-feira (25/4), resolução que atualiza o Código Eleitoral do Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem. Na prática, as alterações reduzem a burocratização durante o processo de inscrição das chapas e garantem maior transparência para os profissionais que possuem interesse em participar das eleições, contribuindo para a democratização do processo eleitoral. A resolução ainda será publicada no Diário Oficial da União (DOU).
“Nosso propósito foi conferir maior objetividade e fluidez para as etapas da eleição”, afirmou Daniel Menezes, coordenador do GTAE
“A atualização é fruto de um processo de construção que vem sendo aprimorado nas últimas eleições. Nosso propósito foi conferir maior objetividade e fluidez para todas as etapas da eleição dos nossos conselhos”, afirmou o conselheiro federal Daniel Menezes, coordenador do Grupo Técnico de Acompanhamento Eleitoral (GTAE), responsável pela alteração do código.
O novo código buscou contemplar as maiores dificuldades enfrentadas nas últimas eleições. Representantes dos Conselhos Regionais auxiliaram na construção do documento, modificado anteriormente em 2019. Entre as principais mudanças, está a redução considerável da documentação exigida para inscrição das chapas e um maior detalhamento das informações, esclarecendo dúvidas comuns dos profissionais.
“Estas alterações representam um importante avanço e se tornam ainda mais relevantes porque também são fruto das contribuições dos regionais”, destacou a presidente do Cofen, Betânia Santos.
Manoel Neri salientou que a atualização manteve a essência do código que foi aprovado em 2019
Para Manoel Neri, presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Rondônia (Coren-RO) e integrante do Grupo Técnico de Acompanhamento Eleitoral (GTAE), “o novo Código Eleitoral aumenta a transparência e consolida ainda mais o processo democrático nas eleições dos Conselhos de Enfermagem, requisitos essenciais para a consolidação de uma instituição de caráter público e republicano, como são os Conselhos de Enfermagem”, frisou.
GTAE — Além do coordenador Daniel Menezes, o grupo é atualmente composto pelos conselheiros federais Josias Neves e Tatiana Melo, pelo assessor jurídico do Cofen, Alberto Cabral.
Presidente Alex Redano convida para audiência pública em Jacinopólis, para discutir regularização fundiária
Encontro será realizado no dia 1º de maio, para tratar da regularização fundiária da região, em especial do chamado "Bico do Parque"
Encontro entre Sebrae e Seagri fortalece parceria para ações estratégicas em 2022
O alinhamento dessas ações desenvolverá os mais importantes segmentos do agronegócio do estado
Vepema promove encontro online para informar sobre Edital de financiamento de projetos sociais
Evento será realizado pelo google meet na próxima sexta-feira, 29
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook