Começa a contagem regressiva para o Teste Público de Segurança da Urna 2023
Voltado a interessados em colaborar para o aprimoramento dos sistemas eleitorais, evento acontece na sede do TSE, em Brasília, de segunda (27) a sexta (1º)
Faltam apenas 3 dias para o Teste Público de Segurança (TPS) da Urna 2023. A 7ª edição do evento começa na segunda-feira (27), às 13h, e reunirá 36 investigadoras e investigadores que passarão cinco dias no edifício-sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília (DF), para executar 31 planos de testes nos sistemas que serão usados nas Eleições Municipais de 2024.
O TPS acontecerá até 1º de dezembro. Na segunda (27), as atividades terão início às 13h e terminarão às 17h. De 28 de novembro a 1º de dezembro, elas ocorrerão das 9h às 18h. O evento é aberto ao púbico e a profissionais de imprensa.
Durante a semana do Teste Público, participantes poderão acessar os componentes internos e externos da urna, como os utilizados para a geração de mídias, votação, apuração, transmissão e recebimento de arquivos. De 9 a 20 de outubro, investigadoras e investigadores estiveram no TSE para analisar o código-fonte da urna, que também está aberto para inspeção de entidades autorizadas a fiscalizar o processo eleitoral.
Ambiente exclusivo
Tudo será realizado em ambiente reservado no 3º andar do edifício-sede da Corte Eleitoral à disposição dos participantes, com ampla estrutura de apoio – computadores, urnas, impressoras, ferramentas e insumos necessários – e com entrada controlada e monitorada por câmeras. O objetivo é fornecer todos os subsídios para ajudar os participantes no desenvolvimento dos planos traçados.
É proibido entrar com aparelhos celulares no ambiente exclusivo destinado à realização do TPS. A entrada de outros equipamentos ou dispositivos, desde que não tenham acesso à internet, está sujeita à autorização de representante da Comissão Reguladora.
Novas urnas
O TPS 2023 traz algumas novidades, sendo a principal delas o uso dos modelos mais recentes das urnas eletrônicas (UE 2020 e UE 2022) nas atividades programadas para aprimorar o processo eletrônico de votação. Na última edição do Teste, em 2021, foram usados os modelos de urnas UE 2015.
As urnas UE 2020 e UE 2022 são praticamente idênticas, com novos recursos de acessibilidade e novidades em termos de segurança, transparência e agilidade. Os equipamentos tiveram a capacidade de processamento aumentada em 18 vezes, ganharam tela sensível ao toque no terminal do mesário e tiveram o perímetro criptográfico do hardware de segurança certificado com base nos requisitos da Infraestrutura Pública de Chaves Criptográficas (ICPBrasil).
Componentes de hardware e software
Entre os diversos componentes do sistema de software e hardware que serão avaliados durante o Teste Público, estão: Gerenciador de Dados, Aplicativos e Interface com a Urna Eletrônica (Gedai-UE); Software Básico da Urna Eletrônica; Software de Carga (SCUE); Gerenciador de Aplicativos (GAP); Software de Votação (Vota); Recuperador de Dados (RED); Sistema de Apuração (SA); Sistemas Transportador; REc Arquivos; InfoArquivos; Subsistema de Instalação e Segurança (SIS); Kit JEConnect; e Verificador Pré/Pós-Eleição (VPP).
Veja a íntegra dos editais do Teste da Urna 2023.
Teste Público da Urna
O Teste Público de Segurança da Urna 2023 é voltado a especialistas com interesse em colaborar com a Justiça Eleitoral no aprimoramento dos sistemas eletrônicos a serem utilizados nas Eleições Municipais de 2024, bem como contribuir para o fortalecimento da democracia.
O TPS é um dos marcos do processo de desenvolvimento dos sistemas eleitorais e do hardware da urna eletrônica. A primeira edição aconteceu em 2009 e, desde então, foram realizadas outras cinco: 2012, 2016, 2017, 2019 e 2021.
Além de propiciar melhorias constantes no processo eleitoral, o Teste fortalece a confiabilidade, a transparência e a segurança da captação e da apuração dos votos, visando sempre o aperfeiçoamento do processo eleitoral.
Em seis edições, o Teste Público contou com a colaboração de 148 participantes, que puseram em prática 96 planos de ataque, totalizando 202 horas de atividades executadas.
Samara Pataxó destaca necessidade de maior representação indígena nos espaços de poder
Assessora-chefe de Inclusão e Diversidade do TSE participou da última mesa do 6° Encontro Nacional de Juízas e Juízes Negras e Negros
e-Título: conheça 7 serviços essenciais ao eleitor disponíveis no app
Mesmo em ano não eleitoral, o aplicativo dispõe de funcionalidades que podem atender eleitores a qualquer tempo
Vereador Everaldo Fogaça comemora início das obras de asfaltamento em Vista Alegre do Abunã
Vereador expressa gratidão ao prefeito Hildon Chaves e secretários pelo trabalho realizado
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook