Comissão aprova projeto que proíbe obsolescência programada
O projeto de lei segue em análise na Câmara dos Deputados
Deputada Silvia Cristina, relatora do projeto de lei
A Comissão de Desenvolvimento Econômico aprovou proposta que altera o Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078/90) para proibir a chamada obsolescência programada de produtos.
O texto classifica como abusiva a prática de programar artificialmente a durabilidade menor de produtos ou a antecipação proposital de seu ciclo de funcionamento, bem como de seus componentes, com o objetivo de torná-los obsoletos em desacordo com as normas expedidas pelos órgãos oficiais competentes.
O texto aprovado foi um substitutivo apresentado pela relatora, deputada Silvia Cristina (PP-RO), ao Projeto de Lei 7875/17, da ex-deputada Mariana Carvalho, e a seus apensados (PL 3019/19 e PL 1791/21). Os textos tratam do assunto.
Silvia Cristina defendeu clareza e precisão nas definições do que caracteriza uma conduta abusiva, a fim de permitir que os consumidores tenham acesso a produtos e serviços de melhor qualidade a um menor custo.
“Obsolescência planejada é a prática, adotada pelo fornecedor, de introduzir em seus produtos ou serviços recursos que provoquem a redução da sua vida útil, de forma a torná-lo obsoleto, provocando seu descarte prematuro e induzindo o consumidor a comprar novamente produto similar”, observou a relatora.
Próximos passos
O projeto tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pelas comissões de Indústria, Comércio e Serviços; de Defesa do Consumidor; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para virar lei, a medida precisa ser aprovada pelos deputados e pelos senadores.
Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei
Especialistas defendem restrição ao uso de celular nas escolas
Audiência interativa na CE foi presidida por Girão, autor do pedido
Parlamentares aprovam mudanças na Constituição Estadual e no Regimento Interno sobre eleição da Mesa Diretora
Alterações adequam a eleição da Mesa Diretora ao entendimento do STF
Deputados estaduais anulam eleição da Mesa Diretora para o segundo biênio
Nova eleição ocorre nesta terça-feira, 19
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook