Comissão de Direito Médico da OAB-RO alerta para importância do combate à hanseníase

O Janeiro Roxo foi instituído em 2016 e busca informar à população sobre a Hanseníase, doença infecciosa e contagiosa, que causa manchas esbranquiçadas ou avermelhadas na pele

Ascom OAB/RO
Publicada em 15 de janeiro de 2023 às 12:27
Comissão de Direito Médico da OAB-RO alerta para importância do combate à hanseníase

No decorrer desse mês, a Comissão de Direito Médico, Sanitário e Defesa da Saúde da OAB-RO chama a atenção da advocacia e sociedade em geral para o combate a hanseníase. A campanha é conhecida como Janeiro Roxo.

O Janeiro Roxo foi instituído em 2016 e busca informar à população sobre a Hanseníase, doença infecciosa e contagiosa, que causa manchas esbranquiçadas ou avermelhadas na pele. A doença pode provocar o surgimento de caroços e placas em qualquer local do corpo e diminuição da força muscular.

Conforme Alexandre Calil, a doença ainda gera muito preconceito e as campanhas educativas sobre buscam combater essa desinformação. “É importante que as pessoas saibam que o tratamento da hanseníase é ofertado gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde, o SUS”, alerta.

Sinais de suspeição

Os sinais de suspeição da Hanseníase são manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas, em qualquer parte do corpo, com perda ou alteração de sensibilidade tátil, térmica e dolorosa; áreas com diminuição dos pelos e do suor; fisgadas ao longo dos nervos dos braços e das pernas; diminuição da sensibilidade e da força muscular da face, mãos e pés, devido à inflamação de nervos.

Diagnóstico

O diagnóstico da Hanseníase é clínico realizado por meio do exame geral e dermatoneurológico para identificar lesões ou áreas de pele com alteração de sensibilidade e comprometimento de nervos periféricos, com alterações sensitivas, motoras e autonômicas. A transmissão ocorre quando uma pessoa com Hanseníase, na forma infectante da doença, ou seja, sem tratamento, elimina o bacilo para o meio exterior, através do aparelho respiratório superior (secreções nasais, gotículas da fala, tosse, espirro).

Prevenção

Vacinação com BCG, de acordo com calendário vacinal, vacinação de contratos, diagnóstico e tratamento precoce são as principais formas de prevenção para novas infecções pela Hanseníase.

Tratamento

O SUS disponibiliza o tratamento e acompanhamento da doença em Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nas unidades de referência. Os medicamentos são seguros e eficazes. Ainda no início do tratamento a doença deixa de ser transmitida, mas é necessário seguir com o tratamento.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook