Comissão de Direito Médico da OAB-RO alerta para importância do combate à hanseníase
O Janeiro Roxo foi instituído em 2016 e busca informar à população sobre a Hanseníase, doença infecciosa e contagiosa, que causa manchas esbranquiçadas ou avermelhadas na pele
No decorrer desse mês, a Comissão de Direito Médico, Sanitário e Defesa da Saúde da OAB-RO chama a atenção da advocacia e sociedade em geral para o combate a hanseníase. A campanha é conhecida como Janeiro Roxo.
O Janeiro Roxo foi instituído em 2016 e busca informar à população sobre a Hanseníase, doença infecciosa e contagiosa, que causa manchas esbranquiçadas ou avermelhadas na pele. A doença pode provocar o surgimento de caroços e placas em qualquer local do corpo e diminuição da força muscular.
Conforme Alexandre Calil, a doença ainda gera muito preconceito e as campanhas educativas sobre buscam combater essa desinformação. “É importante que as pessoas saibam que o tratamento da hanseníase é ofertado gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde, o SUS”, alerta.
Sinais de suspeição
Os sinais de suspeição da Hanseníase são manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas, em qualquer parte do corpo, com perda ou alteração de sensibilidade tátil, térmica e dolorosa; áreas com diminuição dos pelos e do suor; fisgadas ao longo dos nervos dos braços e das pernas; diminuição da sensibilidade e da força muscular da face, mãos e pés, devido à inflamação de nervos.
Diagnóstico
O diagnóstico da Hanseníase é clínico realizado por meio do exame geral e dermatoneurológico para identificar lesões ou áreas de pele com alteração de sensibilidade e comprometimento de nervos periféricos, com alterações sensitivas, motoras e autonômicas. A transmissão ocorre quando uma pessoa com Hanseníase, na forma infectante da doença, ou seja, sem tratamento, elimina o bacilo para o meio exterior, através do aparelho respiratório superior (secreções nasais, gotículas da fala, tosse, espirro).
Prevenção
Vacinação com BCG, de acordo com calendário vacinal, vacinação de contratos, diagnóstico e tratamento precoce são as principais formas de prevenção para novas infecções pela Hanseníase.
Tratamento
O SUS disponibiliza o tratamento e acompanhamento da doença em Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nas unidades de referência. Os medicamentos são seguros e eficazes. Ainda no início do tratamento a doença deixa de ser transmitida, mas é necessário seguir com o tratamento.
Feminicídio: oito anos após aprovação da lei, casos aumentam
Desmonte da rede de proteção à mulher facilitou crime
Inscrições para o Revalida começam nesta segunda-feira
Exame atesta competência de médicos formados no exterior
Candidatos participam de Teste de Aptidão Física do processo seletivo do Corpo de Bombeiros, em Porto Velho
Início do Teste de Aptidão Física aconteceu em uma escola na zona Leste da Capital. A continuidade do teste será neste domingo (15), na Escola Estadual João Bento da Costa
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook