Como enviar um sitemap para o Google
Entenda como o envio do arquivo facilita a indexação do seu site nos mecanismos de pesquisa
Uma estratégia de SEO busca desvendar os segredos do algoritmo do Google. Não há uma “fórmula mágica” para colocar o seu site no topo dos resultados de busca, mas existem técnicas e dicas que podem ajudar um site a ter mais autoridade nos mecanismos de pesquisa, como o envio de um sitemap ao Google.
Com milhões de sites espalhados pela internet, precisamos entender que a classificação dos resultados de busca por si só pode não favorecer o seu site, principalmente se a sua página for recente. E o sitemap é um arquivo simples de ser criado, mas que pode ajudar os robôs do Google a encontrarem o seu site.
O que é um sitemap?
O sitemap é um arquivo de texto que compila as URLs de um site e tem como objetivo a indexação das páginas nos mecanismos de pesquisa. Isso torna mais fácil para o Google, por exemplo, encontrar o seu conteúdo para ranqueá-lo em pesquisas relacionadas a seu segmento.
No geral, os robôs do algoritmo descobrem páginas novas a partir de links presentes em outros sites com páginas já indexadas nas buscas. Dessa maneira, enviando o sitemap, você faz com que o Google indexe as páginas do seu site automaticamente, o que facilita o ranqueamento na varredura dos robôs para pesquisas.
Por que criar um sitemap?
Páginas indexadas são encontradas no Google com mais rapidez. O robô consegue identificar rapidamente a maior parte do conteúdo publicado no seu site. Para facilitar a indexação, você precisa criar um sitemap para que as páginas apareçam nos resultados de busca.
Isso é muito importante para blogs, portais de notícias e outros tipos de sites que geram um grande volume de informação semanal. Com tanta informação nova diariamente, criar um sitemap torna o ranqueamento muito mais fácil.
Isso porque se você mantém o arquivo de sitemap atualizado, fica muito mais fácil para que o robô indexe novas páginas do seu site diariamente. Dessa maneira, elas apareceram nos resultados de busca logo após serem publicadas.
Para sites recentes, criar um sitemap e mantê-lo atualizado também é importante. Quando um site é novo e ainda está começando um trabalho de linkagem interna e link building, essa é uma forma de indexar páginas no Google com mais agilidade.
Também existem sites que possuem uma estratégia de link building falha, que foca em poucos links e apenas alguns conteúdos. Para estes, também é importante criar um sitemap, a fim de conseguir a indexação das demais páginas do site.
Como criar um sitemap?
O primeiro passo é definir as páginas do seu site que você deseja indexar no Google. Depois, você deve escolher o formato do seu sitemap. O XML é o mais recomendado. É possível criar um sitemap manualmente, colocando todos os protocolos, tags e demais informações corretamente.
Também é possível usar ferramentas geradoras de sitemaps. Há muitos serviços gratuitos que geram mapas para sites com até 500 páginas, por exemplo. Também existem ferramentas específicas para algumas plataformas, como o WordPress.
Como enviar um sitemap ao Google?
Com o sitemap criado, você deve enviar o arquivo para o Google. O primeiro passo é adicionar o arquivo na raiz do seu site para que o Google tenha acesso a ele. Para fazer isso com mais facilidade, a dica é usar ferramentas FTP.
Depois de subir o arquivo na raiz do seu site, ele ficará disponível para que o Google possa fazer a leitura, porém, a missão não termina aqui. É preciso informar ao Google que você colocou o sitemap na raiz do seu site. E isso pode ser feito através de uma requisição feita no Google Search Console.
Os sitemaps são arquivos fáceis de serem produzidos, já que existem ferramentas gratuitas para isto. É possível e recomendado mantê-los atualizados para melhorar o seu ranqueamento nos resultados de busca. Essa é a maneira mais fácil de conseguir que o seu site esteja bem ranqueado no Google.
Maragogi: o caribe brasileiro que você precisa conhecer
Saiba mais sobre esse destino doméstico que vem atraindo centenas de turistas
Governo de Rondônia promove geração de emprego e renda com qualificação de condutores ofertada pela Escola Pública de Trânsito
A Escola Pública de Trânsito do Detran leva cursos de formação e atualização de condutores especializados para profissionais que exercem atividade remunerada em Rondônia
Agência Brasil explica como fazer compostagem de resíduos orgânicos
Processo é alternativa ao descarte em lixo
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook