Como escolher o melhor secador de cabelo?

Variantes como voltagem e potência devem ser observadas na hora da escolha. Entenda.

Da redação
Publicada em 11 de junho de 2021 às 09:15
Como escolher o melhor secador de cabelo?

Os setores de beleza e estética estão entre aqueles que mais se beneficiam dos avanços tecnológicos, especialmente na hora de inovar nos aparelhos utilizados para os diversos tipos de procedimentos realizados nas clínicas, salões e mesmo em casa. Prova disso é a grande variedade de secadores de cabelo disponíveis no mercado.

Tantas opções, entretanto, podem muitas vezes nos confundir na hora da compra do secador ideal. Quem busca economizar, é claro, deve focar em dia de promoções, como a Black Friday. Mas para economizar, de fato, é essencial que você saiba escolher o aparelho correto antes de buscar pelos melhores preços. 

Para te ajudar a escolher o melhor secador de cabelo e te deixar preparada para buscar por aqueles com melhor custo-benefício, indicamos neste texto os principais fatores a serem considerados na hora da compra. 

Começando pelo básico

Um dos primeiros fatores que devem ser checados na hora de comprar o seu secador de cabelo, especialmente para uso doméstico, é o peso do aparelho. Apesar de isso ser um fator extremamente importante, é bastante comum que ele passe despercebido. 

O motivo para que isso seja determinante na sua escolha é bastante simples: quanto mais pesado o aparelho, mais desconfortável será seu manuseio. Assim, o recomendado é que ele tenha entre 300 e 800 g para uso individual. 

Outra questão primordial que merece sua atenção é a potência do aparelho. Erroneamente, é comum lermos na internet que quanto mais potente o aparelho, melhor serão os resultados, mas isso depende de outro fator: o tipo de cabelo. 

O recomendado é que pessoas com fios de cabelos mais lisos e finos não comprem modelos de secador com mais de 1800W de potência. Já quem tem fios mais grossos, do cacheado ao crespo, precisará de potência maior que essa devido ao maior tempo de secagem ou modelagem dos fios. 

Por fim, entre as dicas mais básicas, você deverá se atentar à ergonomia do aparelho em sua mão. Ou seja, se o desenho do modelo facilita o manuseio. Existem aparelhos muito bonitos, mas que tornam difícil para a mão o encaixe na hora do uso. 

Velocidade e temperatura

Agora que você já sabe os três itens básicos a serem considerados na compra de um secador, chegou a hora de focar nos aspectos técnicos do aparelho e as opções de velocidade e temperatura. 

De maneira geral, um aparelho com as opções fria, morna e quente darão conta do recado da maioria de suas necessidades. Modelos com menos de três opções de temperatura não são muito eficientes e, por isso, não são considerados boas compras. A temperatura quente é a que proporciona alisar os fios, enquanto a fria seca o cabelo e sela suas camadas. 

Caso você compre um aparelho que tenha apenas alguma dessas opções, por exemplo, será necessário um outro com a função faltante, o que acaba saindo mais caro. No quesito velocidade do ar, a regra é bem simples: quanto mais funcionalidade, melhor. O ideal é que, igualmente, existam pelo menos 3 opções de velocidade, sendo 6 a quantidade mais indicada. 

Íon, Turmalina ou Cerâmica?

Por fim, decidir se o modelo de secador que você deseja comprar será com íon, turmalina ou cerâmica também depende do seu tipo de cabelo e do resultado desejado. 

Aqueles com íons podem ser subdivididos em duas categorias: o íon negativo e o íon positivo. O primeiro proporciona o fechamento efetivo das cutículas dos fios, dessa forma controlando o frizz e diminuindo o tempo que o cabelo precisa ficar exposto ao secador. Já o segundo faz o efeito inverso, abrindo as cutículas capilares, sendo um tratamento comum de preparo para cabelos que receberão tratamento químico posterior. 

O secador com turmalina usa as propriedades da pedra para, através dos íons negativos, deixar o cabelo mais sedoso e brilhante. O com cerâmica, por sua vez, tem a função de deixar a distribuição do calor mais uniforme, o que danifica menos o cabelo, sendo muito indicado para quem tem fios mais frágeis.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook