Como o Giro Empreendedor transformou a vida de uma mãe e impulsionou seu negócio no ramo da confeitaria
Desde 2021, o Giro tem transformado a vida de quase 400 empreendedores, com geração de renda e fomento à economia
Mãe solo de três filhos, um de 13 anos, outro de 10 e uma pequena de dois, Laury Silva, de 31 anos, cansada da rotina exaustiva de trabalhos formais, com rotinas de horários longos que dificultava o acompanhamento do crescimento dos filhos, ao mexer nas redes sociais em outubro de 2024, acabou conhecendo o projeto de fomento econômico Giro Empreendedor, em que micro e pequenos empreendedores da capital, através do Departamento de Desenvolvimento Socioeconômico (DDS) da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur), possam em um sistema de rodízio, expor e comercializar seus produtos nos finais de semana na Praça das Três Caixas D'água, um dos principais cartões-postais de Porto Velho, e outros pontos estratégicos da cidade.
Implantado em junho de 2021, o Giro Empreendedor, permitiu que mais de 16 mil oportunidades fossem criadas através do projeto, que fornece gratuitamente as barracas da feira e, ainda, montagem e desmontagem para os comerciantes. É uma das formas da Prefeitura de Porto Velho fomentar o empreendedorismo local, inserir no mercado de trabalho os pequenos empreendedores, que buscam na feira de artesanato itinerante a possibilidade de mudança de vida.
GIRO
A feira movimenta a economia, gerando emprego e renda
Ao longo de todo o mandato da atual gestão municipal, um dos maiores compromissos com Porto Velho era criar projetos que contribuíssem com os avanços no desenvolvimento socioeconômico do município. Criado com esse objetivo, a Semdestur vem transformando vidas, dando a oportunidade de fomento econômico e geração de renda para centenas de famílias.
Atualmente, o projeto funciona todo final de semana na Praça das Três Caixas d'Água e tem 374 empreendedores cadastrados. Cerca de 40 estão nos finais de semana no local, oferecendo à população porto-velhense, uma gama de variedades de produtos, incluindo artesanatos, doces, salgados, plantas, itens decorativos e acessórios. Mas o projeto já esteve presente em outros pontos estratégicos da capital, como Espaço Alternativo, Parque da Cidade, Mercado Cultural e outras instituições.
A feira movimenta a economia, gera emprego e renda aos pequenos empresários e é um atrativo extra para a visitação da população em pontos turísticos da capital; uma forma de resgatar a valorização histórica dos pontos tradicionais e turísticos de Porto Velho.
CAPACITAÇÃO
Todos os empreendedores e artesãos do Giro Empreendedor participam do Programa de Capacitação para Empreendedores do Município (Procem), um dos serviços da Semdestur focado no empreendedor.
Segundo o DDS, em 2023 foram mais de 820 pessoas beneficiadas, em três edições que aconteceram na Praça CEU, na Vila Nova Teotônio e na sede da Semdestur, o “Ela Pode!”, focado em mulheres. As oficinas variaram de "Controle Financeiro" às "Boas Práticas e Manipulação de Alimentos", passando também pelo desenvolvimento pessoal e emocional para aprimoramento de negócios. Em 2024, a adesão ao Giro Empreendedor, chegando a quase 400 empreendedores, é um dado marcante para o fomento econômico em Porto Velho.
A HISTÓRIA DA MÃE QUE VIROU CONFEITEIRA
O dia 21 de outubro de 2024 ficou marcado na vida e na memória da jovem mãe, Laury Silva. Este foi o dia que um novo capítulo teve início, pois foi a data que se inscreveu para ir em busca dos seus sonhos e começar uma nova jornada.
A jovem conta que a rotina exaustiva entre faculdade e trabalho, fazia ela ficar triste em não poder acompanhar o desenvolvimento dos seus filhos. Por isso, quando viu a oportunidade de ser dona de seu próprio negócio em um local familiar e com o apoio da Prefeitura de Porto Velho, que oferece barracas, segurança e a oportunidade de geração de renda, não pensou duas vezes. Logo, entrou em contato com o DDS da Semdestur, se cadastrou e, em poucos dias, já começou a trabalhar com sua barraquinha na Praça.
De família da área da confeitaria, seu amor pela fabricação de doces, serviu como inspiração e incentivo. Mas, a jovem confeiteira não ficou só nas guloseimas açucaradas. A vontade de se especializar, aumentar a renda e se aperfeiçoar no ramo da culinária, fez com que Laury, aprendesse a fabricar pães e salgados que também fazem o maior sucesso de vendas.
Laury conta que a primeira vez que participou da feira foi marcante. "Me cadastrei e na mesma semana já fui chamada para participar, levei meus doces. O meu sucesso de vendas, o carro-chefe das minhas vendas, são os donuts. No começo, a gente fica um pouco perdido, mas logo se motiva com a vinda dos resultados", lembra a jovem confeiteira.
A oportunidade de expor na feira itinerante vai além da venda, podendo ser o cartão de visitas de um profissional, seja do ramo de doces, salgados, plantas ou artesanatos, o contato do pequeno empreendedor com o público é transformador. E é com esse sentimento que o Giro Empreendedor transformou a vida de Laury Silva. Por ser mãe solo, ela tem que optar por trabalhar fora e educar os filhos. O Giro permite que além de ganhar o sustento da sua família, ela possa levar os filhos para compartilhar desse momento com ela.
"Eu achei o Giro Empreendedor uma oportunidade maravilhosa, porque eu tive a certeza, que eu iria poder trabalhar, sustentar meus filhos e estar com eles junto comigo, acompanhando de perto o crescimento deles", disse.
Em 2023 foram mais de 820 pessoas beneficiadas
FOMENTO ECONÔMICO
O Departamento (DDS) visa o desenvolvimento econômico de pequenos empreendedores, promovendo capacitação, fomento ao comércio, geração de renda para pessoas que estão fora do mercado formal de trabalho que buscam crescer profissional e financeiramente.
"Eu gostaria que a população de Porto Velho, participasse mais ativamente, vindo aqui na Praça das Três Caixas D'água, nos finais de semana, para conhecer não só os meus produtos, mas como os dos meus colegas também. Aqui, você vai gostar de estar, de prestigiar, é um local bem agradável e familiar que tem de tudo um pouco”, convida Laury Silva.
As barracas estão abertas ao público aos finais de semana, de sexta-feira a domingo, das 16h às 22h, na Praça das Três Caixas D'água, no cruzamento das avenidas Carlos Gomes e Rogério Weber, no Centro de Porto Velho. Para expor no Giro Empreendedor, não é necessário pagar taxa. As barracas são disponibilizadas pela Prefeitura. O cadastro é feito através deste formulário aqui ou através do número: (69) 98473-8216, em dias de semana, das 8h às 14h.
Aniversário da Bailarina da Praça é neste sábado
O parabéns será coletivo, a partir das 17 hs, na praça Marechal Rondon. Quem for pode levar algo para compartilhar
Shows de Nilson do Cavaco e Pagode Na Veia na Feijoada do Mercado Cultural
Os shows são gratuitos, ou seja, sem cobrança de entrada, Couver artístico e nem taxa de serviço
Diversas ações, expressões artísticas e solidariedade marcam o cenário cultural de Rondônia em 2024
Além de proporcionar apresentações que encantaram o público, os eventos se destacaram por sua nobre causa, arrecadando mais de oito toneladas de alimentos
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook