Conectividade área: confira as companhias que operam em Rondônia e suas frequências de voos

Rondônia é o terceiro estado mais populoso no Norte brasileiro, e o único que é fruto de um acordo, o Tratado de Petrópolis

Tudorondonia
Publicada em 13 de dezembro de 2023 às 09:13
Conectividade área: confira as companhias que operam em Rondônia e suas frequências de voos

Explorando Rondônia

Com vegetação amazônica, clima Equatorial quente úmido e uma riqueza cultural influenciada por tribos indígenas, Rondônia é o terceiro estado mais populoso no Norte brasileiro, e o único que é fruto de um acordo, o Tratado de Petrópolis, a partir do qual o Brasil ficou com as terras do Acre em troca da construção da ferrovia Madeira-Mamoré, considerada um ícone ferroviário mundial.

O nome do estado provém do Marechal Rondon, o desbravador dos sertões que instalou a primeira linha telegráfica ligando Porto Velho (a capital de Rondônia) com Cuiabá (a capital de Mato Grosso).

Seja para explorar a história do Brasil na capital, Porto Velho, as incríveis reservas ecológicas, as comunidades indígenas remotas, os parques nacionais ou para aproveitar da hospitalidade dos rondonienses, visitar Rondônia é uma experiência enriquecedora, que realmente vale muito a pena.

Nesse cenário, para o planejamento de uma viagem tranquila, conveniente e personalizada a Rondônia, é importante levar em consideração uma série de aspectos, incluindo a reserva e compra da passagem aérea com antecedência em sites e plataformas como a decolar. Isso permite ter uma visão clara sobre as opções disponíveis, facilitando a escolha de roteiros que se alinhem às necessidades e preferências de cada viajante.

Pensando nisso, nesse guia completo, vamos desvendar os horizontes aéreos que conectam essa região surpreendente ao restante do Brasil. Confira.

Quantos aeroportos possui o estado de Rondônia?

O estado de Rondônia possui diversos aeroportos essenciais para a conectividade regional e nacional do território.

Aeroporto Internacional Governador Jorge Teixeira

O principal aeroporto de Rondônia é o Aeroporto Internacional Governador Jorge Teixeira, localizado no município de Porto Velho, a capital do estado, a 7 km do centro. Esse aeroporto é a porta de entrada para a região Norte e um dos mais movimentados, oferecendo voos para várias cidades do Brasil e garantindo a mobilidade de muitos passageiros. Banhada pelo Rio Madeira, Porto Velho faz fronteira com outro país, a Bolívia.

Aeroporto de Ji-Paraná

Inaugurado em 1978, o segundo aeroporto mais movimentado de Rondônia é o Aeroporto de Ji-Paraná, que atende à cidade de Ji-Paraná (a quase 400 km de Porto Velho) e municípios próximos, promovendo a conectividade entre o estado e outras parte do país. O terminal é super pequeno e oferece serviços básicos: balcões de check-in, café, sala de pré-embarque e taxis disponíveis na área de chegada.

Atualmente, o transporte aéreo comercial nesse aeroporto é realizado apenas pela Azul Linhas Aéreas, com voos diários para Cuiabá e Porto Velho.

Qual a frequência de voos em Rondônia?

Rondônia, com sua diversidade cultural e paisagens únicas, é um ponto importante no mapa aéreo da região. Entender as frequências de voos que ligam o estado com outras cidades, não apenas permite analisar as rotas aéreas disponíveis, mas também entender as tendências sazonais e as opções mais convenientes para os viajantes.

A frequência de voos em Rondônia varia de acordo com o aeroporto e a demanda. Como mencionado, o Aeroporto Internacional Governador Jorge Teixeira, o principal terminal aéreo do estado, oferece voos para diversas cidades do Brasil. Já no Aeroporto de Ji-Paraná, a frequência é mais limitada. 

De qualquer forma, as opções de destinos e voos em ambos os aeroportos depende das condições de mercado e das estratégias das companhias aéreas.

Confira abaixo quais as empresas que operam atualmente, ligando o estado com outras cidades brasileiras:

Latam Airlines

A Latam é hoje a companhia com mais voos saindo do aeroporto localizado em Porto Velho. São 10 voos semanais diretos para Brasília, quatro para Manaus e três para Guarulhos. A empresa opera com aviões Airbus A320, com capacidade para 176 passageiros, sendo que 8 podem viajar na categoria “Premium Economy”, que inclui refeição a bordo, entre outros serviços.

Azul

A Azul é uma das principais companhias aéreas do Brasil, servindo diversos estados em todo o país, incluindo Rondônia.

No Aeroporto Internacional Governador Jorge Teixeira, a empresa opera hoje com 4 voos semanais, ligando a cidade de Porto Velho com São Paulo, Curitiba, Goiânia e Belo Horizonte. Em julho desse ano, devido à alta taxa de judicialização e ao desestímulo para a manutenção dos serviços, a Azul anunciou o fim dos voos para Recife, Salvador e Campinas. Com apenas 0,8% da população brasileira, Rondônia concentra 20% das ações no país contra a linha área.

Usando um Embraer-195, a companhia Azul Linhas Aéreas é a única que opera atualmente no aeroporto de Ji-Paraná, ligando o município com a cidade de Cuiabá com 4 voos semanais.

Gol

Assim como a Azul, a Gol também reduziu recentemente sua oferta de voos no estado de Rondônia por causa da “chuva” de processos. Atualmente, a empresa oferece voos diretos de Porto Velho a Brasília.

 

Tendências sazonais

É importante destacar que a oferta de voos em Rondônia pode variar a qualquer momento, pelo qual é importante verificar os sites oficiais das companhias aéreas, entrar em contato com os serviços de atendimento ao cliente ou consultar os horários nos aeroportos de Porto Velho ou Ji-Paraná para obter informações atualizadas.

Por outro lado, durante períodos de alta temporada, como férias escolares, a demanda por passagens aéreas sempre é mais intensa e resulta em preços de passagens mais elevados, já que as companhias aéreas buscam maximizar seus lucros.

Embora Rondônia não seja tão conhecida como destino turístico em comparação com algumas regiões mais tradicionais do Brasil, o estado possui eventos e atrações que atraem muitos turistas locais e visitantes de diversas partes do país.

Veja alguns dos principais eventos no estado, que permitem aproveitar suas belezas naturais e participar de atividades únicas.

Arraial Flor do Maracujá

O Arraial Flor de Maracujá é um dos maiores eventos culturais do estado, celebrando as festas folclóricas com danças típicas, shows musicais e a tradicional culinária junina. A primeira edição aconteceu em 1983 e até hoje mantém a tradução com grupos de quadrilhas e bois-bumbás da região.

Reconhecido como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Estado de Rondônia, o Arraial Flor do Maracujá se tornou um símbolo da identidade cultural da região. O evento varia de acordo com o ano, mas ocorre sempre entre os meses de junho e julho.

Exposição Agropecuária de Ji-Paraná (Expojipa)

Ji-Paraná, um dos municípios mais populosos de Rondônia, realiza anualmente a maior exposição agropecuária da região Norte do Brasil.

Assim como o Rondônia Rural Show, que também acontece em Ji-Paraná, a Expojipa movimenta a economia da cidade e do estado, atraindo milhares de visitantes interessados em conhecer a produção agropecuária local, shows e atividades culturais.

Portanto, quem planeja viajar para Rondônia em alta temporada deve considerar a possibilidade de preços mais altos e procurar com antecedência por promoções ou tarifas mais acessíveis, permitindo otimizar os custos com passagens aéreas.

Considerações finais

Rondônia não é reconhecido como um destino turístico tão popular quanto algumas outras regiões ou cidades do Brasil, como o Rio de Janeiro ou as praias do nordeste. No entanto, o estado possui uma rica diversidade cultural indígena, paisagens incríveis e eventos e festivais que atraem visitantes em busca de experiências autênticas e fora dos circuitos mais tradicionais.

Quem estiver a fim de explorar uma região menos convencional do Brasil, Rondônia é certamente uma escolha ideal.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
NetBet

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook