Congresso lança Frente Parlamentar para impulsionar esportes eletrônicos
Praticado por quase 75% da população, games e e-sports ganham apoio de deputados e senadores
Para promover o aprimoramento da legislação do setor, o Congresso Nacional vai criar a Frente Parlamentar em prol dos Jogos Eletrônicos e Games. O lançamento será no dia 20 de fevereiro (terça-feira), às 19h, na Associação dos Servidores da Câmara dos Deputados (Ascade), em Brasília (DF).
Formado por mais de 200 deputados e cerca de 20 senadores, o grupo será responsável por propor estratégias e ações para o desenvolvimento dos games, em especial como modalidade de esportes eletrônicos, os chamados e-sports. “Queremos apoiar a qualificação profissional de atletas que praticam jogos eletrônicos no Brasil”, ressalta o presidente da Frente Parlamentar, deputado federal Coronel Chrisóstomo (PL/RO). Segundo ele, os parlamentares também devem sugerir e acompanhar a tramitação de propostas que ajudem a aprimorar a regulamentação dos esportes eletrônicos
A frente trabalha com a previsão de investimentos neste ano na ordem de mais de 22 bilhões de reais para os esportes eletrônicos que, atualmente, conta só Brasil com a participação de 100 milhões de pessoas. A popularização dos games cresceu muito com avanço da internet nos últimos anos. Conforme a Pesquisa Game Brasil, 74,5% da população pratica algum tipo de jogos eletrônicos, o que representa três em cada quatro brasileiros. O país já é o 5ª maior mercado de games do mundo, de acordo com a Newzoo (empresa global especializada).
“Milhões de brasileiros já participam do esporte eletrônico em nosso país. É importante e impulsiona a economia com investimentos previstos de mais de 20 bilhões de reais, além de colocar no mercado novos profissionais, especialmente os jovens. A Frente parlamentar lançada sai na frente para debater o eSports no Congresso Nacional. Sou membro da Frente e estarei a postos para trabalhar e profissionais defender a evolução dessa nova modalidade de esporte da era digital”, destaca o senador Izalci Lucas.
Para o presidente da Confederação Brasileira de Games e Esports (CBGE), Paulo Ribas, a frente será uma oportunidade para a descoberta de novos talentos e também para impulsionar a economia do país. “Parece que o sonho virou realidade, o Brasil entra na cena dos países que reconhecem historicamente que os eSports são de domínio público. Em abril, teremos uma Copa do Mundo no Maracanãzinho que outra vez vai demonstrar o talento dos nossos atletas e a vibração da nossa torcida. Apoiamos a frente parlamentar para que novos talentos sejam descobertos em todos os rincões do nosso país. Diversos projetos sociais serão apoiados e mais eventos movimentando nossa economia e turismo”, pontua Paiva.
Serviço
Lançamento da Frente Parlamentar em Prol dos Jogos Eletrônicos e Games
Data: 20 de fevereiro (terça-feira)
Horário: 19h
Local: Millenium Convention Center (Ascade Nautíca)
Endereço: Setor de Clubes Esportivos Sul - Trecho 2 - Conjunto 10 - Lote 18
Asa Sul - Brasília (DF)
Dino propõe fim da aposentadoria compulsória para juízes e militares
Perda do benefício poderá ser aplicada aos que cometerem delito grave
Comissão aprova criação do Programa de Vacinação em Escolas Públicas
Matéria segue agora para votação no plenário do Senado
Presidente Lula terá encontro com Arthur Lira nesta semana
Informação foi divulgada hoje pelo ministro Alexandre Padilha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook