Conselheiro do CNJ, Pablo Coutinho, visita Fórum Digital e elogia iniciativa do TJRO
O Fórum Digital é uma iniciativa inovadora do TJRO, implantada em seis localidades no estado de Rondônia, que promove a inclusão digital e facilita o acesso dos cidadãos(ãs) aos serviços judiciários
Depois do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Luís Roberto Barroso, que visitou o Fórum Digital de Candeias do Jamari, a 25 quilômetros da capital Porto Velho/RO, foi a vez do conselheiro Pablo Coutinho Barreto, do CNJ, ver de perto o projeto vencedor do Prêmio Innovare, Oscar do Judiciário Brasileiro.
O conselheiro, que veio a Rondônia para participar do PopRuaJud, evento que atende a população de rua com serviços essenciais do sistema de Justiça, atendeu ao convite do presidente do Tribunal de Justiça de Rondônia, desembargador Raduan Miguel Filho, para conhecer dos detalhes e impactos do projeto que vem revolucionando o acesso da população ao Judiciário. Também acompanharam a visita o juiz secretário-geral, Rinaldo Forti e o chefe de gabinete do conselheiro, Marcelo Pires.
O Fórum Digital é uma iniciativa inovadora do TJRO, implantada em seis localidades no estado de Rondônia, que promove a inclusão digital e facilita o acesso dos cidadãos(ãs) aos serviços judiciários. A estrutura moderna e funcional permite que processos sejam agilizados e que os(as) cidadãos(ãs) possam resolver suas pendências jurídicas de maneira simples e rápida, em locais onde não existe fórum convencional. A relevância do projeto é tamanha que o Conselho Nacional de Justiça recomendou sua implementação em todo o judiciário nacional, os chamados PIDs, Pontos de Inclusão Digital.
Durante a visita ao Fórum Digital, o conselheiro Pablo Coutinho considerou a iniciativa muito mais abrangente e sofisticada do que a própria recomendação. “Merece todos os elogios, pois conseguir integrar serviços de diversas instituições públicas, trabalhando em rede, e o cidadão, conseguir de uma forma fácil ter acesso, sem precisar sair do seu município é uma ideia fantástica, que precisa ser acolhida por demais tribunais do Brasil. Tem um custo baixo, uma solução muito eficiente para trazer cidadania e proximidade com a Justiça”, disse.
O conselheiro comentou também sobre a estrutura humanizada do Fórum Digital, que proporciona bem-estar ao usuário. “Tem sala de amamentação, espaço para as crianças, gibis direcionados a proporcionar o conhecimento em cidadania. Isso tudo é muito importante para o sentimento de pertencimento das pessoas ao sistema de Justiça”, completou.
O presidente do TJRO explicou que o grande trunfo do projeto são as parcerias, cada vez mais ampliadas. “As possibilidades são imensas, estamos abertos para que elas beneficiem ainda mais a população”, finalizou.
TJRO coordena mutirão de atendimento a pessoas em situação de rua em Porto Velho
Segundo o juiz Audarzean Santana, o Pop Rua Jud é uma iniciativa fundamental para restaurar a cidadania dessas pessoas
TJRO tem 9 projetos concorrendo ao Prêmio Innovare 2024
O Prêmio Innovare, uma das mais prestigiadas condecorações do setor jurídico brasileiro, visa reconhecer práticas que tornam a Justiça mais acessível, rápida e eficiente
Falta de dados confiáveis é desafio para políticas públicas LGBTQIA+
Segundo Secretaria Nacional, direitos básicos ainda não chegam a todos
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook