Contribuinte já pode acumular créditos no Programa Nota Fiscal Porto-velhense para desconto no IPTU-2024
Créditos podem ser obtidos com a emissão de nota fiscal com CPF pelo contribuinte
Contribuinte pode ter desconto de até 50% no IPTU
Já começou o novo prazo para os contribuintes indicarem o desconto no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2024 dos créditos decorrentes do Programa Nota Fiscal Porto-velhense. O programa é um incentivo fiscal da Prefeitura de Porto Velho que oferece aos munícipes até 50% de desconto no valor do imposto.
Desde a última terça-feira (1) o contribuinte já pode acumular créditos para o exercício seguinte, até outubro de 2024, que poderão ser usados para adquirir o desconto em imóveis que não possuam débitos.
"O benefício do programa é duplo, já que o contribuinte ajuda o Município a arrecadar mais quando exige a nota fiscal e, ao mesmo tempo, o Município proporciona ao contribuinte o desconto no IPTU de até 50% através da devolução de até 30% do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN)", explicou Sandra Bandeira, subsecretária da Receita Municipal da Semfaz.
Para participar do programa, basta o cidadão acessar o site da Secretaria Municipal de Fazenda (Semfaz), clicar no menu Serviço, na aba “Nota Fiscal Eletrônica” e depois em “Consultas de Crédito” e em seguida escolher a opção “Cadastre-se aqui”. Os créditos gerados após o cadastro começam a valer a partir do próximo ano, podendo ser utilizados em até dois anos.
Apesar do benefício, Sandra explica que o programa tem baixa adesão em Porto Velho, apresentando apenas 647 contribuintes participantes no ano de 2022. "O contribuinte parece desconhecer este benefício, apesar de sempre fazermos campanhas explicando o programa e ainda levarmos esta informação todos os anos nos carnês de IPTU. O cidadão deve se atentar que é muito importante exigir a nota fiscal com CPF durante a compra, porque ele paga imposto sob aquela compra e pode ter 30% do valor do imposto revertido em crédito para desconto no IPTU", falou.
Além da cifra que o contribuinte coloca no bolso por meio do desconto, outros benefícios como investimentos na infraestrutura urbanística, educação, saúde e programas de iniciação esportiva ganham mais força ainda quando o cidadão exige o CPF na Nota Fiscal Eletrônica (NFS-e). Quem deseja saber mais sobre o Programa Nota Fiscal Porto-velhense, pode acessar o site da Semfaz.
Prefeitura prepara prova do SAERO para aplicar nas escolas
De acordo com a secretária municipal de Educação, professora Ceiça Pinheiro, a aplicação das provas acontece para as turmas do 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental
Governo do Estado promove II Encontro Rondoniense dos Conselheiros Municipais de Assistência Social, em Porto Velho
Os conselhos têm como atribuição orientar, fiscalizar e formular a Política de Assistência Social nos municípios, para atender toda a sociedade
Rondônia conquista medalha de ouro na modalidade judô nos Jogos Escolares Brasileiros 2022
As disputas dos Jogos Escolares Brasileiros serão transmitidas ao vivo por meio do canal da CBDE, no Youtube. A entrada aos locais de competição é franca
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook