Cooperativas de agricultores familiares e de indígenas de Rondônia recebem certificação inédita do Mapa
Presidente da Emater-RO, Luciano Brandão, representará o Governo do Estado na comitiva que vai fazer a entrega da certificação em Nova Califórnia e Cacoal
Secretário da agricultura familiar e cooperativismo do Mapa exalta trabalho dos empregados da Emater
O Governo de Rondônia participa, nesta quinta-feira (7), da entrega do Selo Nacional da Agricultura Familiar (Senaf), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), para a Cooperativa Agropecuária e Florestal do Projeto Reca (Cooper Reca), em Nova Califórnia, distrito de Porto Velho, e aos indígenas do povo Suruí, em Cacoal.
O selo Senaf foi criado para identificar, promover e dar maior visibilidade aos produtos da Agricultura Familiar, tanto nos mercados interno, quanto de exportação. Os agricultores filiados à Cooper Reca e os indígenas Suruí agora terão seus produtos agrícolas certificados com o Selo.
Com a certificação os produtos do Reca, que já são conhecidos nacionalmente e também no exterior como ambientalmente corretos, agora passam a ser reconhecidos como socialmente justos, por serem produzidos por pequenos proprietários rurais dedicados à agricultura, apenas com mão obra familiar.
A comitiva que fará a entrega da certificação será chefiada pelo secretário Marcio Halum, do Ministério da Agricultura. Luciano Brandão, presidente da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural de Rondônia (Emater-RO) será o representante estadual. O superintendente de agricultura no Estado, Valterlins Calaça, e o presidente da Organização das Cooperativas de Rondônia (OCB), Salatiel Rodrigues, também estarão presentes para entregar o selo Senaf à diretoria da Cooper Reca.
Após a solenidade de entrega do selo Senaf, à diretoria da Cooper Reca, a comitiva oficial seguirá para o município de Cacoal onde entregará o selo aos agricultores da Cooperativa de Produção e Desenvolvimento do Povo Indígena Paiter Suruí (Copaiter). A certificação é inédita para agricultura familiar indígena, sendo um reconhecimento do Ministério da Agricultura ao trabalho de excelência realizado por eles, inclusive na produção de café robusta amazônico.
Nesta quarta-feira (6), o secretário Cesar Halum, da SAF, destacou e agradeceu ao trabalho da assistência técnica e extensão rural prestado pelos empregados da Emater-RO aos agricultores familiares.
Procon orienta consumidores sobre direitos e dicas para compras do Dia das Crianças
Procon elaborou um comunicado com dicas importantes para orientar nas compras on-line e presenciais
AGU diz ao Supremo que presidente quer depoimento presencial
Diante do comunicado, relator pediu retirada da questão da pauta
Convocação de Paulo Guedes ao plenário prova que ele foi abandonado pela base bolsonarista e pelo centrão
A Câmara dos Deputados aprovou, por 310 votos a favor e apenas 142 contrários, a convocação de Paulo Guedes para que ele tente explicar por que mantém R$ 50 milhões num local usado para lavar dinheiro e sonegar impostos



Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook