Crea-RO e Politec fazem parceria
O ETP servirá como referência para o estado todo. Através dele, foi possível desenvolver um estudo conciso que facilita a elaboração de um termo de referência, o qual será utilizado no processo licitatório
Durante a Plenária do Crea-RO, realizada nesta quinta-feira (9), foi oficializado a entrega do Estudo Técnico Prelimimar (ETP) para a contratação de empresa responsável pela execução dos projetos e para a construção do novo Complexo da Polícia Técnico Científica de Rondônia (POLITEC-RO).
O ETP é um dos trabalhos realizados em conjunto entre os órgãos que assinaram no final do ano passado um Termo de Cooperação Técnica, entre o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Rondônia (Crea-RO) e a Polícia Técnico-Científica (Politec).
O ETP servirá como referência para o estado todo. Através dele, foi possível desenvolver um estudo conciso que facilita a elaboração de um termo de referência, o qual será utilizado no processo licitatório. O ETP contempla exigências da nova lei de licitações, como a adoção do modelo BIM (Building Information Modeling) e a compatibilização dos projetos. Nos modelos utilizados das construções ainda existem falhas na execução desses projetos, o que resulta em desperdício de recursos públicos. Nesse sentido, o ETP estabelece diretrizes claras para garantir que a entrega dos projetos sigam o padrão exigido, com fiscalização rigorosa da compatibilização e da utilização de softwares adequados.
O engenheiro Civil Helvio Pantoja da Politec-RO, Engenheiro Civil Rodrigo Sanchez do Crea-RO e o Arquiteto Leone Augusto Manager BIM, elaboradores do termo de cooperação, destacaram que, por ser um projeto de grande porte, semelhante a obras como a construção de uma rodoviária, o ETP servirá de referencia no estado pois foi anexado diretrizes que permitem a execução real do modelo BIM, diretrizes que a nova lei de licitações não regulamenta. Rodrigo Sanchez destacou: "Com isso, estamos exigindo que cada projeto técnico seja desenvolvido por um profissional qualificado na área especifica e garantindo a compatibilização dos projetos para que não haja mais uma grande porcentagem de aditivos em obras. É que essa cooperação mostra que o CREA deve ser referencia nas discuções técnicas da sociedade”, finalizou Sanchez.
O superintendente da Politec, Domingos Sávio, expressou sua gratidão ao presidente do Crea-RO, Edison Rigoli, pelo acordo, ressaltando a importância da cooperação para otimizar a contratação de empresas e a elaboração de projetos. "Sozinhos, não conseguimos avançar. Precisamos buscar os recursos onde eles estão e, por meio dessas parcerias, estamos avançando. Hoje, celebramos um marco inédito e os primeiros resultados. Vamos seguir nossa jornada com convênios inteligentes, sempre em busca de soluções inovadoras", afirmou Sávio.
Em sua fala, Edison Rigoli enfatizou que o estado está no caminho certo, promovendo avanços na segurança pública e no bem-estar da população por meio de parcerias eficazes e inovadoras. "Estamos reforçando a segurança pública e criando melhores condições para a população, sempre com foco em soluções inovadoras", concluiu o presidente do Crea-RO.
Essa colaboração representa mais um passo para o fortalecimento de iniciativas que unem setores estratégicos em benefício da sociedade rondoniense.
Casos de viroses aumentam no verão: saiba os sintomas e cuidados essenciais
Calor, água contaminada e alimentos mal armazenados impulsionam o aumento de casos na temporada de férias de verão; complicações com a desidratação severa podem agravar o quadro clínico
Nos 80 anos de Geraldo Azevedo, Ecad aponta 'Dona da minha cabeça' como a mais tocada no Brasil
Levantamento musical também mostra as canções mais regravadas entre as 220 de autoria do artista
Como incluir peças de alfaiataria em looks casuais e elegantes
Descubra como fazer uma combinação perfeita entre estilo e conforto com as roupas de alfaiataria
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook