Defesa Civil Municipal segue monitorando o nível do rio Madeira
Nível do rio está em 11,46 metros, o que não gera motivos para preocupação no momento
Nível está abaixo da última cheia registrada em 2019
O nível do rio Madeira segue em monitoramento pela Defesa Civil Municipal. Nesta quinta-feira (6) uma equipe visitou as comunidades ribeirinhas de São Sebastião, Maravilha, Belmonte, Nacional, Beco do Gravatal, além do Canal Santa Bárbara, no bairro Triângulo.
A inspeção durou mais de uma hora e permitiu analisar as encostas ao longo do rio com o objetivo de identificar possíveis desbarrancamentos e pontos críticos como a ocupação irregular de casas na margem do Madeira.
O coordenador da Defesa Civil Municipal, Edmilson Machado, explica que, atualmente, o nível das águas encontra-se mais de dois metros abaixo da última cheia registrada em 2019, quando marcava 13,6 metros no mesmo período do ano.
Hoje o nível do rio está em 11,46 metros, o que não gera motivos para preocupação até o momento. “Estamos monitorando as famílias ribeirinhas e a real situação. Até o momento, não enxergamos expectativas de cheia para o ano de 2022”, disse.
Defesa Civil Municipal monitora região ribeirinha e urbana
Além do monitoramento, a Defesa Civil Municipal também atua na orientação e distribuição de cartilhas informativas para manter as comunidades atentas aos riscos que podem enfrentar em caso de elevação do rio.
Outra frente de atuação é a fiscalização de construção irregular de casas na beira do rio. “Já notificamos alguns moradores e alertamos sobre o risco. A orientação é que eles desocupem o local no momento da notificação, mas temos observado que muitos voltam assim que a Defesa Civil vai embora”, explica.
Um Plano de Contingência já está em andamento. O objetivo é alertar todas as secretarias municipais sobre uma eventual cheia do rio Madeira. Este fenômeno natural tende a ocorrer em toda a região amazônica entre os meses de novembro e março, período de grande volume de águas e com reflexos nas áreas urbanas e ribeirinhas.
A função das secretarias é organizar as pastas para que elas deem apoio logístico e humanitário à população afetada.
CAT recebe viajantes em Porto Velho em busca de informações turísticas
Circuitos também podem ser conferidos virtualmente
Parque Natural de Porto Velho recebeu mais de 33 mil visitantes em 2021
Trilha na floresta, área de camping e museu são alguns dos atrativos ao público
Vacinação contra a covid-19 em crianças será feita nas unidades básicas de saúde de Porto Velho
Estratégia será por idade decrescente iniciando por crianças de 11 anos e as imunossuprimidas
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook