Deputada Cláudia de Jesus propõe Semana Estadual em Defesa das Empregadas Domésticas
Projeto de lei busca ampliar conhecimento da população sobre direitos trabalhistas

Como forma de valorizar o trabalho das empregadas domésticas e ampliar a conscientização da sociedade sobre os direitos da categoria, a deputada estadual Cláudia de Jesus (PT) apresentou o Projeto de Lei Ordinária 849/2025, que propõe a criação da Semana Estadual de Conscientização sobre os Direitos das Empregadas Domésticas, a ser incluída no calendário oficial do Estado de Rondônia.
A proposta estabelece que a semana será comemorada anualmente no período em que se celebra o Dia Nacional da Empregada Doméstica, em 27 de abril. Durante esses dias, órgãos públicos, instituições e a sociedade civil serão incentivados a promover ações informativas sobre os direitos trabalhistas garantidos à categoria, como jornada de trabalho, hora extra, FGTS, 13º salário, licença maternidade, estabilidade na gravidez, adicional noturno e demais garantias previstas em lei.
"Queremos usar essa semana para informar, valorizar e reconhecer o trabalho das domésticas, que por muito tempo foi invisibilizado. É preciso dar visibilidade aos direitos e combater qualquer forma de desvalorização", defendeu a deputada Cláudia de Jesus.
A iniciativa tem como base a Emenda Constitucional nº 72, conhecida como PEC das Domésticas, promulgada em 2013, que assegurou às empregadas domésticas os mesmos direitos trabalhistas dos demais trabalhadores urbanos e rurais. No entanto, mais de uma década depois, ainda há desafios como a informalidade, o desconhecimento das normas e o preconceito social que envolve a profissão.
Publicidade
Emenda conjunta dos deputados Alex Redano e Lucas Torres garante transporte público gratuito em Ariquemes
"Esse projeto representa mais do que transporte, representa dignidade, acesso e oportunidade para a população ariquemense”, destaca o presidente da Alero
TRE OFICIALIZA RAFAEL FERA COMO NOVO DEPUTADO FEDERAL POR RONDÔNIA. MAS AINDA FALTA MUITO PARA ELE ASSUMIR
Agora começa uma nova peregrinação jurídica, para que Fera assuma sua cadeira
Câmara aprova novas regras para regularização de imóveis rurais
Ministério dos Povos Indígenas critica proposta aprovada
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook