Deputada Dra. Taíssa defende convocação dos aprovados na Polícia Civil
Parlamentar ressalta que a medida é essencial para fortalecer a segurança pública no Estado

A busca pela convocação de todos os aprovados no concurso da Polícia Civil de Rondônia segue em pauta, com a mobilização de candidatos e o apoio essencial de diversos parlamentares. A Deputada Estadual Dra. Taissa Sousa (Podemos) têm defendido essa causa, que visa reforçar a segurança pública do estado e valorizar o mérito dos aprovados no certame.
Na última semana, a mobilização dos aprovados ganhou força com a presença dos candidatos na Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia. O encontro, que reuniu parlamentares e aprovados, teve como objetivo pressionar pela convocação dos candidatos, ressaltando a carência de efetivo na Polícia Civil e a importância de se cumprir com as vagas abertas no concurso.
Publicidade
A deputada Taissa Sousa já havia solicitado respostas à Sesdec, e ao lado de outros parlamentares, demonstrou firme apoio à causa, reforçando que a convocação dos aprovados é uma medida fundamental para aumentar a segurança da população. "Já venho cobrando respostas sobre essa pauta e recebi respostas da pasta. A convocação dos aprovados é essencial para fortalecer a Polícia Civil e dar uma resposta eficaz à sociedade", afirmou a deputada.
Resposta da Secretaria de Estado da Segurança Pública
Em atenção à solicitação feita pela Deputada Taissa Sousa, a Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesdec) encaminhou a demanda para a Polícia Civil, que reconheceu a carência de efetivo e a necessidade urgente de novos servidores. E destacou que o quadro atual de servidores, tanto na capital quanto no interior, está extremamente reduzido, o que compromete o bom funcionamento da instituição.
A resposta oficial, entretanto, apontou que a viabilidade de novas convocações depende da análise orçamentária e da disponibilidade de vagas, o que envolve o trabalho da Secretaria de Finanças (SEFIN) e da Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (SEPOG). Embora a vigência do concurso esteja garantida até junho de 2026, o estudo de impacto orçamentário elaborado pela Polícia Civil prevê a convocação de 290 novos servidores, incluindo delegados, agentes, escrivães e médicos legistas.
A Polícia Civil ainda informou que, no momento, não vê necessidade de dilação do prazo do concurso, uma vez que a convocação pode ocorrer dentro do período estabelecido. Além disso, a gestão atual da Polícia Civil tem adotado medidas alternativas, como a contratação de servidores voluntários e o investimento em tecnologia, para minimizar a falta de efetivo nas forças policiais.
A deputada Taissa Sousa, junto a outros parlamentares, como o deputado Ribeiro do Sinpol e o Presidente da Assembleia Legislativa, Alex Redano, tem se mostrado comprometida em garantir que a convocação dos aprovados seja efetivada. A mobilização coletiva e o diálogo com os representantes do poder executivo e legislativo têm se mostrado fundamentais para avançar nas negociações.
"Estamos trabalhando para que todos os aprovados possam ser convocados. Essa luta é para garantir um atendimento mais eficiente à população e a valorização daqueles que se dedicaram para passar no concurso", afirmou Dra. Taissa Sousa.
O apoio também vem de policiais reservas, que têm se unido ao movimento, destacando a importância de reforçar o efetivo da Polícia Civil para melhorar a segurança pública no estado, principalmente no atual cenário de guerra entre facções e as forças armadas.
Embora a Secretaria da Segurança Pública tenha apontado a necessidade de estudos orçamentários para viabilizar a convocação, a deputada Taissa Sousa segue firme na luta.
"Com o apoio de todos os parlamentares e o engajamento da população, vamos garantir que os aprovados possam iniciar sua jornada na Polícia Civil, cumprindo seu papel de proteger e servir a sociedade", concluiu Dra. Taissa Sousa.
Vereador Everaldo Fogaça reforça pedido de regularização fundiária dos bairros Porto Cristo e Aparecida em reunião na SEMUR
Vereador Everaldo Fogaça (PSD), secretário SEMUR Raimundo Alencar e lideranças dos bairros Aparecida e Porto Cristo
A fritura de Júnior Gonçalves com o apoio de Marcos Rocha e outras notas políticas
O silêncio de Marcos Rocha nesse processo de queimação do seu Chefe da Casa Civil fala muito mais alto do que palavras
Vereador Everaldo Fogaça apoia Estado de Emergência na Saúde de Porto Velho
Vereador Everaldo Fogaça (PSD), declara apoio a situação de emergência na saúde da capital
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook