Desembargador Marcos Alaor participa da Solenidade de posse da direção do Conselho de Presidentes de Tribunais de Justiça do Brasil
O presidente do TJRO pontuou a relevância da unificação da entidade e da posse dessa primeira cúpula diretiva
O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia, desembargador Marcos Alaor Diniz Grangeia, participou da solenidade de posse da cúpula diretiva do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre), ocorrido em Curitiba, na manhã desta segunda-feira, 10. Após a execução doo Hino Nacional, logo na abertura da solenidade, os membros da direção do Conselho assinaram o termo de posse, dentre eles o presidente do TJPR, desembargador José Laurindo de Souza Neto, que tomou posse como primeiro presidente do Consepre.
O Conselho é resultado da unificação do Conselho de Tribunais de Justiça com o Colégio Permanente de Presidentes de Tribunais de Justiça do Brasil, decidida durante a 120ª edição do encontro, em Recife-PE, realizado em novembro de 2021. O objetivo dessa fusão é a consolidação de uma linha de entendimento nacional em termos de reestruturação da representatividade institucional dos tribunais de justiça brasileiros.
Após a posse do desembargador José Laurindo de Souza Neto, o presidente do TJPE, desembargador Fernando Cerqueira Norberto dos Santos, que, até então presidia o Colégio de Presidentes, falou do momento histórico para as instituições que se uniram. O magistrado destacou o papel político da representação simbolizada pela união dos tribunais em torno de questões comuns à justiça estadual brasileira. Já o presidente do TJ do Rio Grande do Sul, Voltaire de Lima Moraes, que presidia o Conselho dos Presidentes de Tribunais de Justiça, destacou o fortalecimento do novo Conselho.
O ministro do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli, também enalteceu a iniciativa. “É um marco muito importante da maturidade da magistratura, em especial dos tribunais de Justiça”, afirmou o membro do STF, que ressaltou o grande número de processos julgados pelo Judiciário brasileiro e a perenidade do trabalho da Justiça durante a pandemia.
Por fim, o desembargador José Laurindo disse que o momento é fruto do espírito agregador dos integrantes do conselho. “Um significado teleológico: é hora de união para atingirmos os propósitos legítimos da nossa magistratura”, afirmou o magistrado paranaense. No encerramento da solenidade, a Banda da Polícia Militar do Paraná executou o hino local.
O presidente do TJRO pontuou a relevância da unificação da entidade e da posse dessa primeira cúpula diretiva. “A solidez das pautas dos tribunais está alicerçada na união de propósitos e esforços para fortalecimento da Justiça e melhoria na prestação jurisdicional à população”, afirmou o desembargador Diniz Grangeia.
Veto a Refis para MEIs e pequenas empresas pode colocar milhões na informalidade
Sindicato e Associação que representam as micro e pequenas indústrias articulam para derrubar o veto; proposta de parcelamento permitiria a renegociação de R$ 50 bilhões em dívidas
STF abre inscrições para cargo de conselheiro do CNMP em vaga de juiz
Os interessados deverão se inscrever e encaminhar seus currículos no prazo de dez dias, a partir de hoje (10)
MDB questiona unificação do horário de votação nas eleições de 2022
Para o partido, a adoção nacional do horário oficial de Brasília causará transtornos e dificuldades durante o pleito
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook