Desmistificando a ciência de dados: o que esperar dos 9 meses de bootcamp intensivo da TripleTen?
A partir de uma demanda intensa por esta atividade, muitos profissionais de TI ou até mesmo novatos estão buscando uma brecha para entrar nesta área
Por mais que alguém tente fugir do mundo online, hoje, é praticamente impossível. E cada ação que alguém realiza, gera uma informação específica. Para se ter uma ideia, a projeção é de que, até 2025, a geração de dados global chegue a incríveis 175 zettabytes – bem acima dos 33 zettabytes obtidos em 2018.
Com essa projeção crescente sobre o volume de informações, é claro que as empresas estão de olho em como tornar todos esses levantamentos em conversões de clientes e receita. E é aqui que o trabalho do cientista de dados se torna fundamental.
A partir de uma demanda intensa por esta atividade, muitos profissionais de TI ou até mesmo novatos estão buscando uma brecha para entrar nesta área. E há um jeito rápido e eficiente para conquistar isso, a partir de um curso de cientista de dados, no modelo bootcamp. Os detalhes, você acompanha no artigo com a gente!
O papel do cientista de dados
Em meio a tantas informações geradas, alguém precisa fazer o trabalho duro – ou então carregar o piano – para que isso seja compilado e analisado de forma adequada. Assim, um apanhado de números se torna, no fim do dia, uma estratégia pelas mãos do cientista de dados.
Mas para alcançar este objetivo, a ciência de dados (ou Data Science) passa por diversas etapas, como:
Coleta e organização: Nesta fase, o cientista de dados precisa selecionar as fontes das informações e eliminar possíveis ruídos, mantendo apenas dados que de fato sejam relevantes para a pesquisa.
Análise exploratória: Agora, a ciência de dados se une a conhecimentos de estatísticas para gerar uma visualização mais simplificada das informações, a partir de padrões, tendências e relações entre conjuntos diferentes.
Modelos preditivos: Com apoio de inteligência artificial e machine learning, é possível tornar a análise estatística não só mais precisa e automática, como também criar projeções do que esperar em relação aos dados.
Comunicação: De nada adianta ter dados de qualidade nas mãos, se você não puder transmitir a quem de fato toma as ações. Por isso, é importante que o profissional da ciência de dados saiba criar apresentações e tenha uma boa comunicação para se fazer compreendido.
O que um cientista de dados precisa ter?
Como você pode ver, as funções de um cientista de dados são bem complexas e passam desde aspectos técnicos até as chamadas “soft skills”. Fato é que há muitas habilidades que este profissional precisa ter para trabalhar com a ciência de dados.
Conhecimentos técnicos: É fundamental que o cientista de dados tenha conhecimentos em Big Data, Machine Learning e Inteligência Artificial, assim como linguagens de programação específicas, como Python.
Matemática: Se você gosta de matemática, sem dúvida é um ponto bônus na área de ciência de dados. Esses trabalhos apresentam muita estatística, seja na análise de informações ou até mesmo nos modelos preditivos.
Domínio de ferramentas: Existem diversas plataformas que auxiliam na análise de dados. Por isso, é importante que o cientista de dados consiga controlar essas ferramentas e usá-las a seu favor.
Análise crítica: De nada adianta um punhado de números, sem uma boa análise. Por isso, ter um pensamento “fora da caixa” e ser crítico na interpretação é um diferencial importante nesta profissão.
Como escolher o melhor curso de cientista de dados?
Existem muitas formas de aprender as habilidades da ciência de dados. Há quem opte por estudar sozinho com vídeos online ou, então, partir para um curso tradicional nas universidades. Porém, a metodologia bootcamp une o melhor dos dois mundos, fazendo com que você saia de conhecimento nenhum para um profissional em pouquíssimos meses.
Ao contrário das faculdades, este curso é bastante imersivo. A ideia é que você tenha acesso a conteúdos teóricos, mas a grande parte do ensino é focado na prática. Outra coisa legal, é que a matriz curricular acaba sendo muito mais direcionada a alguns conceitos específicos. Ou seja, você vai aprender, de fato, o que precisa e o que o mercado de trabalho está pedindo.
Isso faz com que o tempo de preparo seja extremamente reduzido. Assim, este se torna um espaço de grande desenvolvimento, em que você vai ter acesso às principais linguagens de programação, como Python, conceitos de big data e experiência com machine learning e inteligência artificial.
Curso de cientista de dados: TripleTen Brasil forma profissionais em apenas 9 meses
Pode parecer loucura imaginar que, em apenas 9 meses, um curso de cientista de dados vai levar alguém do zero ao profissional. Mas é possível, sim! Ainda mais com o curso da TripleTen Brasil.
Eles seguem essa metodologia de bootcamp que falamos acima. A ideia é te fazer colocar a mão na massa e trabalhar diretamente com projetos reais. Assim, você não só vai aprender os conceitos de desenvolvimento, como ainda vai absorver toda a parte prática, permitindo que você gere um portfólio muito robusto e já saia pronto para lidar com as demandas das empresas.
O curso de ciência de dados é online, o que facilita no quesito flexibilidade. Mas nem por isso é menos intenso. Afinal, você vai ter o acompanhamento de tutores e colegas super engajados, que vão te desafiar e motivar você a participar e aprender cada vez mais.
Um dos grandes diferenciais do bootcamp da TripleTen é a flexibilidade com a infraestrutura. A galera sabe que não é todo mundo que tem um supercomputador. Ainda mais quem está começando os estudos. Por isso, fique tranquilo, que você não precisa ter uma baita máquina para fazer o curso. Um simples computador já dá conta do recado. E lembrando que tudo isso em apenas 9 meses de estudos, hein!?
Com todas essas facilidades, não há desculpas para não dar este passo e começar seu curso de cientista de dados. Mas se mesmo assim você não está convencido, se liga no que a TripleTen Brasil te reservou!
Na hora de se matricular em qualquer curso, basta aplicar o cupom FUTUROBR30 e você ganha, automaticamente, 30% de desconto. Simples assim e sem pegadinhas! Então, corra para o site da TripleTen e comece o desenvolvimento da sua carreira
Entenda o que pode mudar no trabalho de motoristas de aplicativo
Presidente encaminhou ao Congresso projeto regulamentando profissão
Detran RO participa da formação do primeiro instrutor de trânsito PCD do Brasil
O curso, pioneiro é autorizado pela Portaria n° 631/2023-Detran-RO, foi oferecido pela Temática Cursos Especializados em Trânsito
Inscrições para cursos remotos do Governo de Rondônia podem ser efetuadas até o dia 10
O Governo de Rondônia fortalece a expansão da educação profissional, para contribuir na implementação da política de desenvolvimento do Estado
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook