Detran lança Carteira Nacional de Habilitação digital em Rondônia

Para utilizar a ferramenta, o condutor precisa fazer o cadastro no Portal de Serviços do Denatran, e baixar o aplicativo gratuito disponível na versão mobile pelo Play Store (Android) e Apple Store (iOS).

Coordenadoria de Comunicação – CCOM
Publicada em 09 de janeiro de 2018 às 14:13
Detran lança Carteira Nacional de Habilitação digital em Rondônia

Dando continuidade ao programa de modernização do Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran-RO), os condutores do estado já podem utilizar o novo formato da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), agora na versão digital (CNH-e). O novo sistema foi lançado pelo Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN) garantindo comodidade e praticidade aos condutores e Rondônia é um dos pioneiros no serviço.

A carteira digital possui o mesmo valor jurídico da impressa, evitando qualquer constrangimento caso o condutor esqueça a carteira impressa em casa. Outra vantagem é que a CNH é o documento mais completo e atual, servindo como identificação e facilitando a rotina do cidadão.

Segundo o Diretor Técnico de Habilitação e Medicina de Trânsito, Acássio Figueira, essa nova ferramenta vai reduzir a ocorrência de fraudes, por meio do QR Code, e proporcionar mais comodidade ao cidadão. Ele ressalta que em cada posto do Detran haverá um servidor sanando as dúvidas da população.

Para utilizar a ferramenta, o condutor precisa fazer o cadastro no Portal de Serviços do Denatran, e baixar o aplicativo gratuito disponível na versão mobile pelo Play Store (Android) Apple Store (iOS).

Após esse processo, o Denatran enviará por e-mail um código de ativação para o usuário, que permitirá o acesso ao aplicativo, e na primeira vez do uso, é preciso criar uma senha de quatro dígitos para armazenar as informações do condutor com segurança.

Para utilizar a ferramenta, o usuário precisa ter a versão mais recente da CNH, com o QR Code, sistema criptografado de acesso de informações. As carteiras tiradas a partir de maio de 2017 contam com o código. Caso a carteira não esteja atualizada, o condutor pode solicitar a segunda via, no valor de R$104,00.

Para o Diretor Geral José de Albuquerque Cavalcante, os investimentos em tecnologias têm tornando o DETRAN de Rondônia no mais rápido em emissão de CNH no país. Os documentos veiculares também ganharam agilidade e já são emitidos no mesmo dia em todas as unidades do DETRAN na capital e interior. “Estamos acabando com as longas filas e com o tempo de espera”, afirmou.

Winz

Envie seu Comentário

 

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook