Dia da Democracia

Alex Solnik sugere criação de feriado nacional no dia 8 de janeiro: "deveria entrar no calendário como o Dia da Democracia"

Alex Solnik
Publicada em 08 de janeiro de 2024 às 14:30

(Foto: Reuters/Adriano Machado)

A melhor e talvez a única forma de a intentona bolsonarista jamais ser esquecida é transformar o 8/1 em feriado nacional.

O 8/1 deveria entrar no calendário como o Dia da Democracia.

Os feriados nacionais são decretados por lei. 

A lei 622 da constituição federal, aprovada pelo Congresso Nacional e promulgada pelo presidente Eurico Gaspar Dutra a 6/4/1949, estabeleceu sete feriados nacionais: 1/1 (Dia Internacional da Paz Universal); 21/4 (Tiradentes); 1/5 (Dia do Trabalho), 7/9 (Independência); 2/11 (Finados); 15/11 (República) e 25/12 (Natal).

Para ser incorporado ao calendário de feriados nacionais, o Dia da Democracia deveria ser aprovado por uma PEC, que exige ⅔ de votos na Câmara e no Senado.

O governo, sozinho, não tem esse cacife. Mas qual deputado ou senador terá a ousadia de se opor a uma data que celebra a democracia? 

Pode ser um bom teste para definir quem é e quem não é democrata no Congresso Nacional. 

Alex Solnik

Alex Solnik é jornalista. Já atuou em publicações como Jornal da Tarde, Istoé, Senhor, Careta, Interview e Manchete. É autor de treze livros, dentre os quais "Porque não deu certo", "O Cofre do Adhemar", "A guerra do apagão" e "O domador de sonhos"

Comentários

  • 1
    image
    sebastian 08/01/2024

    Que democracia pião, hoje vivemos em ditadura civil onde querem calar as pessoas do bem de qualquer maneira, que mania de puxar saco de gente corrupta.

Envie seu Comentário

 
NetBet

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook