Edson Fachin e José Serra integram time de autores de livro sobre direitos LGBTQIAPN+
Ministro do Supremo Tribunal Federal e ex-governador de São Paulo estão entre os juristas que assinam a obra "Tratado de Proteção da Diversidade", publicada pela editora Almedina Brasil
A ausência de leis específicas que protejam os direitos da população LGBTQIAPN+ no Brasil levanta preocupações significativas em relação à igualdade de sexualidade e gênero no país. Para contribuir com o debate acerca dessa temática no âmbito jurídico, a editora Almedina Brasil lança a obra coletiva Tratado de Proteção da Diversidade.
Coordenado pelo advogado e Doutor em Direito Tiago Pavinatto, o livro reúne artigos de profissionais renomados que prestam suas contribuições para o debate, dentre eles, o Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, e o ex-governador de São Paulo, José Serra. Os textos cobrem questões pertinentes aos diversos ramos do direito como Tributário, Civil, Penal, Trabalhista e Notarial.
Embora algumas decisões judiciais e regulamentações tenham reconhecido avanços nessa área nos últimos anos, ainda não existe uma legislação abrangente que garanta todos os direitos fundamentais dessa comunidade. Recentemente, inclusive, o STF permitiu reconhecer ofensas contra pessoas LGBTQIAPN+ como injúria racial, um movimento para garantir punições mais severas pelo acometimento do crime. Essa equiparação é um dos tópicos explorados no livro.
Ao longo das páginas, os especialistas discorrem ainda sobre luta pela garantia de direitos fundamentais, redução da discriminação, importância da visibilidade e promoção da conscientização. Esses tópicos são abordados a partir da análise de argumentos como o da transexualidade e o direito ao trabalho, a proteção de crianças e adolescentes com orientações de gênero e sexualidades distintas daquelas consideradas padrão e o direito universal à saúde.
Tratado de Proteção da Diversidade oferece uma abordagem abrangente e atualizada sobre as questões jurídicas relacionadas à proteção dos direitos da população LGBTQIAPN+ no Brasil. Este livro é um recurso valioso não apenas para estudantes de direito, advogados e juristas, mas também para ativistas dos direitos humanos, pessoas queer e interessados em compreender as complexidades legais e as lutas enfrentadas por essa comunidade.
Ficha técnica
Livro: Tratado de Proteção da Diversidade - Sexualidade, Gênero e Direito
Coordenação: Tiago Pavinatto
Editora: Almedina Brasil
ISBN: 9786556279398
Páginas: 460
Formato: 23x16x2,4
Preço: R$ 189,00
Onde encontrar: Almedina Brasil | Amazon
Sobre o coordenador
Tiago Pavinatto é advogado, jornalista, professor, Doutor, Mestre e Graduado pela Faculdade de Direito da USP – Largo São Francisco e Diretor Educacional do Instituto Roccasecca para o Conhecimento. Autor dos livros “Estética da Estupidez: a arte da guerra contra o senso comum”, “Declaração Universal dos Direitos da Pessoa Humana Fora do Armário” e “Da Silva”.
Sobre a editora
Fundada em 1955, em Coimbra, a Almedina orgulha-se de publicar obras que contribuem para o pensamento crítico e a reflexão. Líder em edições jurídicas em Portugal, a editora publica títulos de Filosofia, Administração, Economia, Ciências Sociais e Humanas, Educação e Literatura. Em seu compromisso com a difusão do conhecimento, ela expande suas fronteiras além-mar e hoje traz ao público brasileiro livros sobre temas atuais, em sintonia com as necessidades de uma sociedade em constante mutação.
Protegendo cães e gatos do calor e clima seco: Veterinário do CEUB orienta como refrescar pets
Ingestão de água fresca, de alimentos úmidos e de picolés caseiros podem minimizar os malefícios da estação. Tutores devem evitar exposição prolongada ao calor
Bolsa Família: pagamentos continuam nesta terça-feira (26)
Benefício é pago ao longo de dez dias úteis, de acordo com o final do número do NIS. Neste dia 26 de setembro é a vez dos beneficiários com NIS de final 7
Preço médio dos combustíveis registra leve baixa
O combustível que mais registra queda nos preços é o gás veicular, o GNV
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook